Setor de dispensação de bolsa de estomia é inaugurado na Policlínica Codajás

Usuários terão acesso a um espaço adequado e exclusivo para retirada de bolsas e outros materiais para o cuidado com a estomia
Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos: Islânia Lima/Policlínica Codajás

A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (15/03), ao setor de dispensação do Programa de Atenção à Pessoa com Estomia, no Centro Especializado em Reabilitação do Amazonas (CER IV).

Com a mudança, os usuários terão acesso a um espaço mais adequado e exclusivo para retirada de bolsas e outros materiais necessários para o cuidado com a estomia, substituindo a sala improvisada que anteriormente era utilizada no auditório Raimunda Souza Mendes.

A enfermeira estomaterapeuta do programa, Carla Virgínia, explica que agora a dispensação do equipamento está integrada ao serviço. “Fazemos parte da mesma estrutura, facilitando a vida dos pacientes com o acesso a um agendamento de consulta, no contato com qualquer membro da equipe multidisciplinar”, disse.

O acesso ao prontuário do paciente ficou mais fácil também e até o contato com outros profissionais que atuam no Centro de reabilitação, para o bom entendimento de como funciona o programa de dispensação de equipamentos de estoma, integrando toda equipe.

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo ressalta que desde 2019, quando assumiu a direção da policlínica, entendeu que um dos maiores desafios seria organizar este setor. “Anteriormente esses pacientes vinham uma vez por mês e ficavam aglomerados com dificuldades para receber o material. Agora a entrega e o agendamento estão sendo organizados, eles são acompanhados pela enfermeira estomaterapeuta e por toda equipe multidisciplinar”, disse.

Hoje o setor possui um controle de qualidade para que também o paciente aguarde o recebimento do equipamento em no máximo 30 minutos, proporcionando a este paciente mais qualidade no serviço.

Programa de Atenção à Pessoa com Estomia

O programa é porta-aberta e os interessados podem dirigir-se à Policlínica Codajás munidos com encaminhamento médico, boletim de alta, cópia do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS