Setembro Amarelo: TCE-AM realiza roda de conversa e sensibilização sobre prevenção ao suicídio

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), via Divisão de Assistência Social (Dias), realizou, nesta sexta-feira (23), uma roda de conversa e sensibilização em alusão ao mês de Setembro Amarelo, que preza pela prevenção ao suicídio.

A ação contou com a presença da psiquiatra Loren Cavalcante, da psicóloga Cyrlane Santiago, do psicoterapeuta Benjamin Magalhães, que são integrantes do quadro de assistência médica da Corte de Contas e, ainda, da especialista em antropologia da saúde, Ana Coelho.

“Esta é mais uma causa em que o TCE-AM se envolve e realiza um trabalho de sensibilização sobre uma questão tão preocupante no mundo e que precisa ser mudada. É necessário perceber o que está ao nosso redor, pois estamos vivendo uma era individualista, negligenciando problemas e pessoas. Então hoje, neste mês tão significativo, mais do que nunca precisamos refletir para mudar esse cenário e ajudar na melhoria dos ambientes, e principalmente, na vida das pessoas”, apontou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

O evento iniciou com as palavras da psiquiatra Loren Cavalante, que mediou o evento e conceitou termos envolvendo a causa.

“O suicídio é uma realidade muito triste nas nossas vidas, então o quanto mais de conhecimento tivermos para lidar com essa causa, melhor será para nosso círculo de convivência. As três perninhas da psicologia indicam o que devemos ter como base para nos manter firmes, que são o amor próprio, contato com pessoas que nos querem bem e espiritualidade. Então, além de estarmos atentos para o que está ao nosso redor, precisamos estar sensíveis para receber o outro”, explicou Loren Cavalcante.

A roda de conversa prosseguiu com o debate dos especialistas, que conversaram sobre as percepções psicológicas do comportamento humano, empatia e resiliência.

O público presente se manteve engajado e participativo, através de perguntas para os especialistas e dinâmicas realizadas no auditório do TCE-AM.

Além disso, houve o esclarecimento e desmistificação de termos para que o verdadeiro significado da causa e tema deste ano fosse reconhecido: “A vida é a melhor escolha”.

Valeriano Lucas

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close