Servidores da Câmara participam do Programa de Preparação para Aposentadoria

CMM

Um grupo de 25 servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em fase de pré-aposentadoria, iniciou, nesta segunda-feira (15), o treinamento no Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). Ao longo da semana, os futuros aposentados terão informações sobre questões jurídicas e assistenciais sobre o tema, que serão esclarecidas por servidores dos departamentos Jurídico e de Recursos Humanos (RH), da Câmara e também da Manaus Previdência (ManausPrev).

“As empresas geralmente tem a preocupação com o profissional no início de carreira, e deixam de lado quem está saindo, como os aposentados, o que é um erro. A aposentadoria traz uma nova jornada de vida, e o aposentado pode contribuir de uma outra forma”, destacou a psicóloga da Casa Legislativa, Sandra Reis, uma das coordenadoras do PPA.

Durante o encontro realizado nesta segunda-feira, os servidores de diversos departamentos – Copa, Cerimonial, Administrativo, Taquigrafia, entre outros -, falaram sobre as suas perspectivas após a aposentadoria; as mudanças ocorridas dentro da Casa Legislativa, ao longo dos mais de 20 e 30 anos que se encontram na Câmara; as conquistas pessoais e profissionais; além de destacar a importância do trabalho do PPA, que está com a sua quarta turma.

“O PPA faz um serviço de resgate da auto-estima do servidor, pois mostra a ele uma nova possibilidade de vida”, observou a psicóloga.

Com 25 anos de Câmara Municipal e outros 10 anos de iniciativa privada, o servidor do Departamento de Finanças, Milton Viana disse que já vem se preparando para se aposentar em dezembro de 2016. Além de cuidar da papelada contou que já fez o planejamento para uma vida nova.

As mudanças, segundo Milton, terão início pela troca de endereço. O futuro aposentado irá morar na Região Metropolitana da Manaus (RMM), e pretende se dedicar a atividades mais tranquilas como pesca e também ao voluntariado. “É um fim de um ciclo. Entrei na Câmara há 25 anos por meio de um concurso, realizei o trabalho que tinha que ser feito e agora é chegada a hora de concluir este ciclo, para isso já estou me preparando, fazendo um planejamento para uma nova vida”, destacou. Para ele, o PPA é importante por incentivar o servidor da CMM a refletir sobre a aposentadoria e o que poderá fazer a partir de então.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close