Um grupo de 20 servidores, ligados ao Departamento de Cemitérios da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), iniciou, nesta terça-feira, 21, o ciclo de palestras sobre assuntos relacionados com a atividade do setor. A expectativa é que 113 funcionários, dos seis cemitérios urbanos de Manaus, participem dos três módulos programados, que também contemplam as leis que regem a atividade e técnicas de atendimento ao público.
Logo no primeiro módulo, os servidores participarão da palestra “Da morte ao luto”, ministrada pela psicóloga Luana Marques, abordando a humanização do trabalho.
As palestras acontecem na ‘escolinha’ da Semulsp, onde funciona um núcleo do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi), que atende 15 servidores da secretaria. Outras duas palestras serão ministradas sobre legislação e atendimento nos cemitérios.
Manutenção
O ciclo de palestras faz parte da preparação dos servidores para o Dia dos Pais, comemorado em agosto, e para o Dia dos Finados, lembrado no dia 2 de novembro.
Dentro das ações de preparação, a Semulsp já iniciou uma força tarefa para renovar a pintura dos cemitérios. O primeiro a receber a manutenção é o Santo Alberto, localizado na rua Monteiro Maia, na Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, que possui cinco quadras, com 3.768 sepulturas.
No ano passado, o Dia de Finados mobilizou mais de 600 mil pessoas nos cemitérios de Manaus.