Semsa promove atividade em comemoração ao Dia do Idoso

Grupos de idosos da zona Sul de Manaus participaram, neste sábado, 26, do1º Evento da Saúde, da Arte e da Cultura na Terceira Idade, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na sede da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Assinpa), Aleixo, zona Centro-Sul.

PAUTA04 AS

O evento foi executado por profissionais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul),  tendo como público alvo os 24 grupos de idosos da zona Sul de Manaus, e fez parte da programação em comemoração ao Dia Internacional do Idoso,dia 1º de outubro. Durante o evento, os idosos puderam participar de atividades educativas sobre hipertensão, diabetes, saúde bucal e nutricional. Foram oferecidos exames de aferição de pressão arterial, testes rápidos para HIV e atividades recreativas com educadores físicos. Houve ainda apresentação de dança com grupos de idosos e oferta de serviços como corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagem e sorteio de brindes.

“É função da Semsa promover eventos que proporcionam um espaço para motivar a pessoa idosa a  manter uma vida ativa e saudável. Ações desse tipo ajudam na prevenção às doenças, trazendo não apenas benefícios físicos, mas também para a saúde mental e espiritual da população”, explicou a gerente do Disa Sul, Oriana Nascimento.

A aposentada Raimunda Alencar, 68 anos, coordena o Grupo de Caminhada do Japiim e também percebe uma série de benefícios para a população idosa no que se refere às ações de promoção à saúde organizada pelas Unidades de Saúde. “O grupo tem 60 idosos inscritos e procuramos participar de caminhadas, grupo de dança, atividades físicas, passeios, viagens e das ações de atendimento em saúde. Antigamente, com 50 anos a pessoa já tinha que ficar em uma cadeira de balanço, fazendo crochê, mas ninguém no meu grupo quer isso, mesmo porque é preciso sair da monotonia. E a verdade é que idoso dentro de casa é doença na certa”, afirmou Raimunda Alencar.

Alimentação saudável – Um dos destaques da ação foi a orientação sobre alimentação saudável entre os idosos. A nutricionista Daniele Belota explicou que o essencial para ter uma boa alimentação é fazer escolhas equilibradas,  moderadas e diversificadas na hora de comer. “Uma boa alimentação deve incluir legumes, frutas, verduras e fibras, sendo preciso ponderar o uso de produtos industrializados, que têm muito açúcar e sódio”, orientou a nutricionista.

A Semsa continuará reforçando as ações de promoção ao envelhecimento saudável e com qualidade de vida, além da prevenção às quedas, em todas as Unidades de Saúde até o dia 1º de outubro, atendendo a população nos Distritos de Saúde Sul, Leste, Norte, Oeste e Rural

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close