Semsa oferece 50 vagas para curso de Cuidador Informal de Idosos

MANAUS/AM - 07/7/2014CUIDADOR DE IDOSOS DO DR.THOMAS.FOTO: ASSESSORIA / FDT

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciará no dia 13 de outubro a inscrição para o curso de Cuidador Informal de Idosos Frágeis. São oferecidas 50 vagas para o curso, marcado para o período de 10 a 14 de novembro, das 8h às 12h, no auditório do Distrito de Saúde Oeste, localizado na Rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz (prédio do antigo Impas).

O curso será gratuito e realizado por meio do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste) e não possui caráter técnico-profissionalizante. Serão 20 horas de duração. Os interessados devem se informar pelos telefones 3216-7754 ou 9381-9485.

As aulas vão abordar os temas: Alterações fisiológicas/patológicas; Atividades de Vida Diária; Atividade Instrumental de Vida Diária; Cuidados em Primeiros Socorros; Prevenção de quedas; Atividade física e movimentação passiva; Autonomia e Independência; Síndrome metabólica: (HAS;  Diabete, etc); Cuidados com medicamentos; Quadros demenciais (Alzheimer, Parkinson, etc.); Alimentação Saudável; Cuidados com a boca; Doenças da boca: cárie dental; Sangramento das gengivas; Feridas na boca; Proteção social e promoção da cidadania; Política Nacional da Pessoa Idosa; Cuidando do cuidador; e Transtornos de humor e ansiedade.

Além do curso organizado pelo Disa Oeste para novembro, a Semsa vai realizar três outros cursos de Cuidador Informal de Idosos neste mês de outubro. As aulas serão executadas pelos Distritos de Saúde Leste, Sul e Norte, com a oferta de 210 vagas.

O Disa Leste já iniciou o curso na última segunda-feira, dia 06, direcionado para moradores da zona Leste. O Disa Sul também vai promover a mesma atividade nos dias 17, 20, 21, 22 e 23 de outubro. Os interessados podem fazer a inscrição pelo telefone 3215-2915.

No Disa Norte, o curso será oferecido no período de 13 a 17 de outubro, com inscrições no Setor Psicossocial do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Rua Gandu, nº 119, Núcleo 08, Cidade Nova II.

Desde 2008, a Semsa já capacitou 2.816 pessoas como cuidadoras de idosos, atendendo as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para a promoção do envelhecimento saudável.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close