A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) vão realizar, no período de 08 a 12 de junho, a 10ª Semana do Controle Social. A programação vai incluir a comemoração do 24º aniversário do CMS e as etapas preparatórias para a VII Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no período de 13 a 15 de julho.

A Semana de Controle Social é promovida anualmente como uma forma de comemorar a data de criação do CMS, dia 11 de junho de 1991, com ações que sirvam para orientar a população sobre a importância da participação social na melhoria da qualidade dos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a semana, os participantes das pré-conferências discutirão e definirão propostas com base em quatro eixos temáticos: Direito à Saúde, garantia de acesso, participação social e atenção de qualidade; Valorização do trabalho e da educação em saúde, informação, educação, política de comunicação do SUS, Ciência e Tecnologia; Financiamento do SUS, relação público-privado, gestão do SUS e modelos de Atenção à Saúde; Reformas democráticas e populares do Estado.
Programação
A 10ª Semana do Controle Social terá início na segunda-feira, 8 de junho, com a pré-conferência distrital das zonas Oeste e Rural, das 8h às 12h, na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (avenida Lóris Cordovil, Alvorada I) e da zona Norte, das 14h às 18h, na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (avenida Noel Nutels, 3.899, Cidade Nova).
A pré-conferência da zona Sul será realizada no Parque Municipal do Idoso (rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças), das 13h30 às 18h, e a da zona Leste acontecerá no Centro de Ensino Municipal de Jovens e Adultos CEMEJA (rua J, etapa B, no São José Operário II), das 8h às 12h, nos dias 10 e 11 de junho.
Cada uma das etapas terá um painel para discussão do tema “A ampliação da democracia participativa na gestão das políticas públicas: SUS de qualidade, um direito de todos” e uma mesa redonda abordando “As relações entre o cuidado em saúde e as práticas de saúde no trabalho: uma reflexão necessária”.
A programação será encerrada no dia 12 de junho com a comemoração ao 24º aniversário do CMS, no auditório da UNIP, com homenagem a um grupo de profissionais por serviços prestados à sociedade em defesa do SUS, seguido de palestras com os temas “SUS de qualidade e para todos” e “Direito à saúde, garantia de acesso e participação social”.