Semmas intensifica parcerias comunitárias e disponibiliza novos telefones para denúncias de queimadas urbanas

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), está intensificando o trabalho de combate às queimadas urbanas, com o reforço dos setores de educação ambiental e da fiscalização, na sensibilização da população. Nesta terça-feira, 6, o órgão disponibilizou mais telefones para recebimentos de denúncias de queimadas como forma de otimizar o atendimento à população (ver abaixo).

ASS - 06-10-15 - Combate às queimadas urbanas (2)
Uma equipe formada por representantes da Fiscalização e da Divisão de Educação Ambiental foi destacada para percorrer as áreas onde há o maior número de registros de focos de queimadas, estreitar o contato com lideranças comunitárias, proceder notificações e permanecer de plantão para atendimento das demandas surgidas entre às 14h e 22h. “O objetivo é envolver a comunidade com o trabalho de combate às queimadas e conseguirmos de forma efetiva mudar comportamentos, sobretudo no que diz respeito à queima de resíduos domésticos, que responde pela maior parte das denúncias que recebemos”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar.
A equipe sairá todos os dias exclusivamente para atendimento às demandas de queimadas e fazer o trabalho de orientação à comunidade sobre como atuar em casos de queimadas de grandes proporções. A primeira medida é acionar o Corpo de Bombeiros para evitar que o fogo se propague. Os moradores devem fazer limpeza do quintal sem a queima do material.
Outro trabalho a ser desenvolvido pela equipe é o contato com as Igrejas para orientação dos fieis quanto aos malefícios das queimadas. “Neste momento, todas as ações voltadas para a sensibilização da população são válidas”, garante o secretário Itamar Mar. Segundo ele, para otimizar o atendimento de denúncias de queimadas, os diferentes setores da secretaria estão orientados a receber denúncias relativas ao problema e repassar para o call center, 0800-092-2000, que terá seu horário de atendimento estendido até as 22h durante a semana, e nos finais de semana funcionará excepcionalmente das 12h às 22h, até terminar o período crítico do calor. O telefone 3236-7420 foi colocado à disposição das lideranças comunitárias que quiserem a presença da equipe nas comunidades para orientação aos moradores.
“Ao longo do ano, a Semmas realiza atividades de sensibilização ambiental, mas nesse período, entre os meses de agosto e setembro, intensificamos com campanhas na mídia e no corpo a corpo, porém com o agravamento da situação do calor estamos tomando novas medidas”, disse o secretário, observando que Manaus recebe a influência da fumaça, que vem das queimadas que ocorrem nos municípios do interior e encobrem a cidade.
De janeiro a setembro, o número de denúncias recebidas pelo 0800-092-2000 (que funciona de segunda a sexta, em horário comercial) chegou a 231. Desses 56 foram notificados e os demais não tiveram a responsabilidade apontada, o que inviabilizou a notificação.
A população pode utilizar para denúncias, também, o site semmas.manaus.am.gov.br, no link Faça aqui a sua denúncia, onde é possível apontar os responsáveis pelas queimadas na área urbana de Manaus.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS