Nos dias 24 e 25 de abril, a Prefeitura de Manaus, por meio do Comitê de Melhorias do Ambiente de Negócios de Manaus (CMANM), da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realiza o 1º Seminário “Nosso Centro – Desafios e Soluções”, com entrada gratuita, no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na rua Padre Agostinho Caballero Martin, 850, bairro São Raimundo, zona Oeste.
O seminário será um momento ímpar para que gestores públicos, sociedade civil organizada, professores, alunos, moradores do Centro, comerciantes e demais inscritos possam conhecer mais do extenso programa de reabilitação da capital, que já conta com obras inauguradas – mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente, casarão Thiago de Mello, píer turístico Manaus 355 e skyglass – e em pleno funcionamento, levando mais vida, mais negócios e fomentando novas histórias às margens do rio Negro, no início da avenida 7 de Setembro.
“Nosso esforço coletivo e com recursos exclusivos da Prefeitura, na gestão do prefeito David Almeida, é de expandir o ‘Nosso Centro’, esse programa que já apresenta seus frutos no desenvolvimento econômico, resgate do patrimônio histórico e evolução social, envolvendo atores do território e investimentos públicos e privados”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

No dia 24, o evento acontece de 8h30 às 14h30, e, no dia 25, de 8h às 12h30, contando com palestras, mediadores e painéis. Interessados podem fazer suas inscrições pelo link https://forms.gle/
Na abertura, dia 24, será apresentado um case de reabilitação de centros urbanos, da cidade de Recife (PE), pelo coordenador de política pública do projeto Porto Digital, Claudio Marinho. O Porto Digital é um dos melhores arranjos produtivos inovadores do Brasil nas áreas de economia criativa e tecnologia da informação.
Ainda no dia 24, estarão em debate temas como inovação tecnológica, transporte, limpeza pública, infraestrutura, desenvolvimento urbano integrado e segurança. No dia 25, as pautas serão assistência social, comércio informal, habitação, recuperação de imóveis, cultura e turismo, e gastronomia.
Projetos
O diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, fará um painel no dia 24, e explicou que serão expostos os projetos para os próximos quatro anos de governo.
“O seminário vai expor o que a prefeitura tem de projetos para os próximos quatro anos de governo e por isso estamos reunindo todas as secretarias que interagem com o território para fazerem suas contribuições. E, logicamente, que o Implurb, como coordenador do programa, estando à frente da iniciativa, vai apresentar a segunda etapa do ‘Nosso Centro’ e do seu entorno, envolvendo novos negócios, reestruturação de espaços, reconversão de imóveis, caminhabilidade e assuntos interligados”, explicou.
Para Cordeiro, é preciso ter em mente que ao se revitalizar uma área degradada, como acontece com o Centro, é necessário se ter um tempo de retorno, mas há ações de curto, médio e longo prazo que dão dinamismo à reabilitação. “E é possível se reverter a degradação e o abandono, resultado de décadas, com intervenções de curto a longo prazo. A primeira etapa do ‘Nosso Centro’ já se provou ser exitosa, uma área antes abandonada, com muito lixo e moradores em situação de rua, hoje é um dos cartões postais da capital, visitado por mais de 250 mil pessoas em 1 ano. E no local temos eventos, reuniões, exposições, comércio, gastronomia, ou seja, uma variedade e diversidade de usos”, comentou o diretor.
Segunda etapa
Além das obras já inauguradas, a prefeitura trabalha intensamente na segunda etapa do programa, onde estão projetos como a ampliação do Polo Digital; Polo de Gastronomia Criativa; Museu da História das Olímpiadas; retorno da circulação de um trecho do antigo bondinho, e o casarão azul de São Vicente (hub de inovação).