Semana Nacional da Conciliação 2017 tem 10.439 audiências pautadas no AM

Noventa e seis Varas e juizados do Tribunal de Justiça do Amazonas estão preparados para o evento, que começa na próxima segunda-feira (27 de novembro).

A 12ª Semana Nacional da Conciliação (SNC2017), que acontece de 27 de novembro a 1° de dezembro, realizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Corregedoria-Geral de Justiça, já está com 10.439 audiências pautadas em todo o Estado, nas 96 unidades judiciárias que se cadastraram no SICAE (Sistema de Cadastro Estatístico). Na capital, a abertura da semana acontecerá às 8h do dia 27, simultaneamente, em todos os quatro Fóruns.

O presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli e o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Aristóteles Lima Thury, participarão da abertura no Fórum Ministro Henoch Reis (na zona Sul). Nos demais fóruns, a solenidade também será realizada com a presença de desembargadores da Corte Estadual.

Na capital, 45 unidades judiciárias, incluindo Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Varas Cíveis, Criminais, de Família e de Fazenda Publica, Núcleo de Família, Polo Avançado do Núcleo de Família e Centro Judiciário de Solução de Conflitos irão participar da SNC. No interior do Estado, 51 unidades judiciárias participarão do período de esforço concentrado para as atividades de conciliação.

A Semana Nacional da Conciliação é uma atividade tradicional, sendo um evento realizado com grande êxito no nosso Estado. Todos sabemos que a conciliação é o melhor caminho para a paz social”, explica o corregedor-geral de Justiça, desembargador Aristóteles Thury. Segundo ele, “a conciliação é uma cultura que vem se estabelecendo ao longo do trabalho dos tribunais com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Corregedoria tem esse escopo também, não somente corrigir, mas encontrar soluções que apoiem a atividade fim e uma maneira de amenizar o sofrimento do jurisdicionado”, esclarece o desembargador Thury.

Durante o evento, vários tipos de conflitos podem ter uma solução por meio de acordo, como pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio; partilha de bens; acidentes de trânsito; dívidas em bancos; danos morais; demissão do trabalho; questões de vizinhança, questões de consumo, entre outros. Para o período da Semana Nacional de Conciliação 2017 a pauta já está fechada, mas caso a pessoa que tem processo decida conciliar é preciso buscar no tribunal onde o processo foi instaurado, o núcleo ou o centro de conciliação para comunicar que deseja fazer um acordo. O tribunal ou a Vara responsável fará um agendamento para tratar do processo.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close