Semana da Pátria e do Amazonas inicia hoje, Seduc divulgou programação

capa3

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou a programação da Semana da Pátria e do Amazonas do ano de 2014 na sexta-feira (29). As programações cívicas voltadas para estudantes e para a sociedade em geral terão como objetivo evidenciar os fatos históricos que marcaram a proclamação da República e a autonomia administrativa do Amazonas.

As atividades serão iniciadas no dia 1º de setembro (segunda-feira) com a “Benção do Fogo Simbólico” às 8h, realizada na Igreja Nossa Senhora do Sameiro, localizada na avenida Coronel Jorge Teixeira (Estrada da Ponta Negra), nº 6.394.

1º de setembro:

No dia 1 de setembro, a cerimônia será complementada pela “Corrida do Fogo Simbólico”, com início às 9h, saindo da Igreja Nossa Senhora do Sameiro e chegando no Calçadão da Ponta Negra. A corrida contará com a participação de 420 pessoas, sendo 120 estudantes da rede pública.

Ao final da Corrida do Fogo Simbólico, às 9h, na Ponta Negra, ocorrerá a cerimônia de oficialização do início da Semana da Pátria e do Amazonas, com o acendimento da pira cívica e discurso de autoridades civis e militares.

Na ocasião serão homenageados os personagens “Mulher Amazonense” (professora Maria Clice Marques), “Vulto Estadual” (Eduardo Monteiro de Paula) e “Vulto Nacional” (Aderson Pereira Dutra).

5 de setembro:

No dia em que se comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província (5 de setembro), as atividades serão iniciadas às 8h, na Praça da Saudade (centro de Manaus) com a homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província do Amazonas: João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha.

Durante a homenagem estarão presentes representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e das seguintes corporações: Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Guarda Metropolitana e Corpo de Bombeiros. Também participarão das atividades representantes de instituições religiosas, gestoras das escolas da rede pública, autoridades do Estado e comunidade em geral.

Na sequência, às 17h, no Centro de Convenções (Sambódromo), será realizado o tradicional desfile cívico escolar que reunirá estudantes de escolas públicas e militares de Manaus, além de entidades educacionais e sociais.

A programação do desfile exaltará a expressão cívica reunindo estudantes de todas as zonas da cidade de Manaus que apresentarão painéis ilustrativos ressaltando os valores do Amazonas.

7 de setembro:

No dia 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil, será realizada na Estrada da Ponta Negra, às 8h, o tradicional desfile Cívico Militar reunindo as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Seguindo a programação, às 17h, ainda na Ponta Negra, ocorrerá a cerimônia de “Abafamento do Fogo Simbólico”, encerrando oficialmente a Semana da Pátria e do Amazonas.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close