Semana começou com combate à tuberculose na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está sediando dois eventos relativos ao combate à tuberculose nesta semana, em acompanhamento à mobilização mundial do Dia Internacional de Combate à Tuberculose, comemorado em 21 de março. O primeiro é o 2º Simpósio Estadual de Tuberculose, promovido Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), com abertura na segunda-feira (23) e encerramento na quarta-feira (25). O segundo será uma palestra sobre o tema, a ser ministrada pela Diretoria de Saúde da Aleam, aos servidores do Poder Legislativo.

SIMPoSIO_TURBERCULOSE-570x381

Na abertura do simpósio, o diretor-presidente da FVS/AM, Bernardino Albuquerque, informou que o Amazonas apresenta elevado número de casos de tuberculose e vários fatores contribuem para isso. Eventos como o simpósio, diz ele, buscam discutir estratégias e congregar esforços para a redução dos índices da doença no Estado.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da FVS/AM, Marlúcia Garrido, foi a primeira palestrante do dia e falou sobre o preconceito e desinformação que inda existe em relação à doença tanto por parte do paciente, quanto da sociedade em geral.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, disse ser necessária a união de esforços “para que possamos ter de fato eficiência no tratamento dessa doença”. E informou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Prefeitura, realizam testes para rápido diagnóstico. Após o diagnóstico, é iniciado o tratamento imediatamente, que dura, em média, seis meses, mas em apenas 15 dias de tratamento o paciente não contamina mais.

O evento reúne agentes de saúde dos 62 municípios do Amazonas, representantes da Secretaria de Saúde do Estado e municípios e representantes de organizações civis que atuam no combate à doença.

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close