Sejusc participa da posse do Conselho Estadual da Igualdade Racial do Amazonas

O Conselho Estadual da Igualdade Racial do Amazonas (Cepir) atua com 12 Organizações da Sociedade Civil (OSCs)

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), participou na manhã desta terça-feira (09/11) da posse de conselheiros eleitos para o Conselho Estadual da Igualdade Racial do Amazonas (Cepir) para o quadriênio 2021-2024. O conselho conta com 24 membros titulares e 24 suplentes. A cerimônia ocorreu no auditório Paulo Freire, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O Conselho Estadual da Igualdade Racial do Amazonas (Cepir) trabalha com 12 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e, na ocasião, foram empossados representantes da Fundação Estadual do Índio (FEI), Movimento Pardo-Mestiço, Associações do Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia (ACRA), Comunidade Bet Shalom de Visão Judaica Messiânica, Instituto de Apoio aos Povos Originários da Amazônia (Iapoam), União de Negros pela Igualdade (Unegro/AM), Instituto Cultural Afro da Amazônia, Tenda de Umbanda Cabocla Braba, e Associação Comunitária Quilombola do Sagrado Coração de Jesus do Lago da Serpa.

FOTOS: Denise Pêgo/Sejusc

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, esse ato é muito importante pois, por meio da posse, os conselheiros podem agir de forma legal e regulamentada.

“Quando se legaliza, a gente pode avançar muito mais. E nós da Sejusc estamos aqui para ajudar e esperamos que a partir de hoje, com esse ato, continuemos avançando. Precisamos estar unidos e continuar levantando a bandeira da igualdade”, disse a gestora.

Segundo a chefe de Departamento de Promoção e Defesa de Direitos da Sejusc (DPDD), Gabriella Campezatto, o Cepir trabalha em parceria com a Sejusc e esse trâmite é bem antigo. Para ela, chegar nessa etapa com a posse dos conselheiros, tanto da sociedade civil quanto do poder público, é algo muito relevante.

“A Sejusc iniciou o processo do conselho e o mesmo vai trabalhar políticas públicas voltadas a igualdade racial. Vale ressaltar que, o nome da gerência é Gerência de Promoção e Igualdade Racial e Diversidade Religiosa. Então, nesse conselho, nós temos tantos líderes que lutam pela igualdade racial no dia a dia, quanto na parte religiosa”, declarou Gabriela.

Conselheiro – Um dos novos conselheiros do Cepir, Roberto Ferreira, representante da Comunidade BetShalom de Visão Judaico Messiânica, destacou que a posse foi muito importante, pois representa uma luta que é de todos os povos, de todas as etnias.

Coloque
FOTOS: Denise Pêgo/Sejusc

“Nós enquanto povo judeu, ficamos muito felizes, em participar de todo esse processo, de toda construção da Igualdade Racial no Estado do Amazonas. Apoiamos a iniciativa do governador Wilson Lima, entendemos que ele é uma pessoa voltada com os compromissos democráticos do Brasil. E desejamos sorte a todos os eleitos, que eles caminhem buscando a justiça e igualdade. Porque esse é o papel do conselho, unir todos os povos”, disse Roberto.

A iniciativa contou também com a nomeação da nova presidente da Comissão Eleitoral da Igualdade Racial, Helderli Fideliz Castro de Sá Leão Alves, representante do Movimento Pardo-Mestiço.

Related Articles

Close