Segurança Pública fechou 2019 com redução de crimes em seis indicadores, assinala governador Wilson Lima

Manaus registrou queda em seis indicadores de criminalidade em 2019, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O balanço foi apresentado pelo governador Wilson Lima, nesta sexta-feira (17/01), durante o anúncio do pagamento de abono fardamento a policiais militares e bombeiros. No ano passado, a capital reduziu o número de casos de homicídios, latrocínios, roubos, estupros e lesão corporal seguida de morte.

A queda dos indicadores, de acordo com o governador, reflete a presença da polícia nas ruas para combater a criminalidade. “As forças de segurança têm feito um trabalho intenso. Em 2019 fechamos de forma muito positiva, com redução na quantidade de homicídios, de latrocínios e roubos. As apreensões de armas também foram recorde no ano passado. Isso é resultado da presença dos policiais nas ruas e em pontos estratégicos, sobretudo nas áreas consideradas vermelhas”, avaliou.

Em 2019, os homicídios fecharam com queda de 5,8%. Foram 840 casos, 52 a menos que em 2018. Foi o menor patamar para o crime dos últimos três anos. Além de diminuir o número de casos, as polícias aumentaram em 26% as prisões de suspeitos. De janeiro a outubro, foram 314 presos.

Os roubos seguidos de morte, definidos na lei como latrocínios, também apresentaram redução ano passado. Ocorreram 39 casos, 25% menos que em 2018, e o menor patamar para este tipo de crime dos últimos seis anos.

Os indicadores da SSP-AM também mostraram redução nos casos de roubo. Foi a primeira vez, nos últimos cinco anos, que o indicador teve redução de um ano para o outro. A redução foi de 6,2%, com 42 mil ocorrências, conforme o monitoramento feito pela Secretaria Executiva de Inteligência com base nos casos registrados nos Distritos Integrados de Polícia. Os furtos aumentaram 0,48%.

Os roubos de veículos registraram uma queda de 20,8%, já os furtos de veículos caíram 12,6%. No ano passado, as policiais recuperaram 2.499 veículos que estavam com restrição de roubo e furto.

Os casos de roubo a ônibus também apresentaram redução em 2019. A queda no ano foi de 30,7%. Foram 1,7 mil casos, 700 roubos a menos que 2018. A Polícia intensificou a operação Catraca, com mais de 20 mil abordagens, e lançou novas operações, como a Policial sem Rosto.

Close