Segunda edição do programa ‘Muda Manaus’ revitaliza sete escolas da zona leste

A segunda edição do programa “Muda Manaus”, lançada na quinta-feira (06/02), deve revitalizar sete unidades de ensino da rede estadual, na zona leste. As ações efetivas na rede física das escolas consistem em reformas, manutenção mecânica e nos sistemas de ar-condicionado, pinturas e troca de portas e janelas. Duas destas unidades, o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire e a Escola Estadual Vasco Vasques, já recebem os serviços do Governo do Amazonas.

Criado com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população na capital do estado, o programa oferece serviços e atendimentos no Ceti Elisa Bessa até o sábado (08/02), e seguirá com atividades nas unidades de ensino da comunidade até o dia 20 de fevereiro. Nesta edição, o Governo do Amazonas está investindo R$ 1,5 milhão.

De acordo com a engenheira civil, Maria Aparecida Lima Pacheco, todo esse trabalho é realizado devido ao diagnóstico inicial recebido por uma equipe especializada, que identificou as escolas que necessitavam de atenção.

“Isso envolve um planejamento minucioso de serviços a serem realizados, assim como um calendário de manutenção e limpeza bem estruturado. A manutenção em todas as unidades exige dedicação constante, pois sabemos que este trabalho otimiza a organização e causa os resultados visíveis a curto e médio prazo. Assim, percebemos nível de satisfação dos professores e alunos”, disse Maria Aparecida.

Além do Ceti Elisa Bessa Freire e da Escola Estadual Vasco Vasques, o “Muda Manaus” contemplará também as unidades de ensino Cleomenes do Carmo Chaves, Demóstenes de Araújo, Cecília Ferreira, Sérgio Pessoa e Frei Mario Monacelli.

Necessidade – A gestora do Ceti Elisa Bessa Freire, Maria do Carmo Araújo Fonseca, afirma que, ao final do ano letivo de 2019, a instituição apresentava vários itens a serem consertados e, por isso, a revitalização se fez tão necessária.

“Estávamos com a pintura desgastada e os itens do auditório (carpete, palco e rampa) precisando de reparos urgentes. O telhado também estava com sérias goteiras. Sem dúvida, esta reforma trará inúmeros benefícios não só para os alunos, mas também para os pais e responsáveis e toda a comunidade escolar”, contou Maria do Carmo.

 
 
Close