Segunda edição do Pirarucurta inicia com programação on-line

Festival universitário de audiovisual, da FMF, iniciou na noite desta quarta-feira (18/11), com exibição de curtas-metragens no Youtube e bate-papo com Zoom.

Na noite desta quarta-feira (18/11), aconteceu a abertura da segunda edição do Pirarucurta – Festival Audiovisual Universitário, em Manaus-AM. Promovido pela Faculdade Martha Falcão (FMF), o primeiro dia do evento foi realizado totalmente on-line devido à pandemia do novo coronavírus.

A programação da primeira noite iniciou com a exibição dos curtas-metragens selecionados, em live no Youtube. Em 2020, foram inscritos 102 trabalhos para exibição nas mostras competitiva e não competitiva. O evento recebeu curtas-metragens de diversas cidades do Brasil. Durante a exibição das produções audiovisuais, foi aberta a votação do júri popular.

Em seguida, aconteceu o bate-papo com Carlos Barbosa e Clemilson Farias, integrantes do Matapi – Mercado Audiovisual do Norte. A conversa foi realizada na plataforma Zoom e teve como tema os mecanismos de fomento do audiovisual no Brasil, mais precisamente na região Norte, e com foco nas possibilidades de crescimento para essa área aqui no Amazonas. “30% dos incentivos destinados às produtoras são enviados para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Do ano de 2016 até 2018, cerca de 12 milhões de reais de incentivos vieram para o estado do Amazonas e foram destinados para produções de materiais audiovisuais, incluindo longas-metragens, obras para televisão, comercialização, produção de jogos eletrônicos, produções para cinema e muito mais”, explicou Carlos Barbosa.

Para o professor Marcus Cordeiro, responsável pela mediação do bate-papo, o momento foi importante para que o público tirar dúvidas sobre questões relacionadas a fomento do audiovisual. “Tivemos um público formado por jovens universitários interessados em saber sobre as possibilidades de incentivos para projetos na área do audiovisual. Esse momento também é um dos objetivos do Pirarucurta em incentivar a produção de estudantes”, disse Cordeiro.

A primeira noite encerrou com o bate-papo. Amanhã será a vez do cinema drive-in, com a premiação dos curtas-metragens vencedores, a partir das 19h, no Studio 5 Centro de Convenções.

Drive-in

Para participação no segundo dia do evento, o drive-in do Pirarucurta, além da inscrição, é preciso atentar para a disponibilidade de vagas de carros que ocorrerá por ordem de chegada até atingir capacidade máxima.

Alunos matriculados na Faculdade Martha Falcão devem levar o comprovante de matrícula, impresso ou digital, para apresentar na entrada no drive-in.

Mais informações: https://www.even3.com.br/pirarucurta2020/

Não pira! Só curta!


_________________________________________________________________________________________

Via Agência Experimental Falcon:  Redação Portal Falcon – Faculdade Martha Falcão / Wyden

Texto: Itala Garcia – redação portalfalcon.com    

Edição: Vanessa Sena

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close