O secretário de Estado Extraordinário, Mário Aufiero, vai coordenar a Comissão Conjunta Estado/Município para Organização do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016. Aufiero atuará ao lado do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, na coordenação geral da comissão.
Além da coordenação geral, foram criados grupos temáticos, cada um com um representante e um suplente do Estado e da Prefeitura, que irão atuar em conjunto no planejamento e realização da competição junto ao Comitê Rio 2016. Entre esses grupos estão os de Turismo e Cultura, Infraestrutura, Segurança para Grandes Eventos, Saúde, Comunicação Social e Imprensa, de Voluntariado e Capacitação, Sustentabilidade, de Mobilidade Urbana, Educação e Cidadania, Esporte e Lazer.
De acordo com Mário Aufiero, o objetivo da comissão é integrar os trabalhos para organizar e preparar Manaus para receber os Jogos Olímpicos. “É um trabalho que vai abranger todas as principais áreas do Governo e da Prefeitura. Um comitê com grandes desafios e responsabilidades para fazer, no mínimo, igual ou melhor do que foi feito na Copa do Mundo de 2014, quando a cidade foi eleita uma das sedes mais organizadas e mais seguras pela Fifa”.
Segundo Aufiero, a previsão é de que Manaus receba mais turistas durante o torneio olímpico, a julgar pelo maior número de partidas em relação à Copa, quando foram realizadas quatro jogos. A Comissão trabalha com a possibilidade de serem realizados mais dois jogos, além dos seis já definidos – quatro do torneio masculino e dois do feminino, que acontecerão em rodadas duplas nos dias 4, 7 e 9 de agosto de 2016.
A sede da comissão será uma das salas da administração da Arena da Amazônia. O grupo planeja reunir nos próximos dias, tendo em vista a visita técnica do Comitê Olímpico marcada para o dia 25 de maio, ocasião em que serão feitas vistorias da arena e dos campos de treinamento, além de teste dos sistemas de áudio e vídeo das instalações.
Um dos projetos prioritários a ser implementado pela Comissão, segundo Aufiero, será o Programa de Voluntariado. “Uma das missões que nos foi dada pelo governador José Melo é implementar um grande programa de Voluntariado, aproveitando o viés social dos Jogos Olímpicos, com foco em um trabalho de resgate de cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social”, revela.