Secretaria de Meio Ambiente cria comitê de combate e prevenção de incêndios florestais no Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Governo do Amazonas criou, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Defesa Civil, Batalhão Ambiental e Prefeituras Municipais, o Comitê Interinstitucional de Monitoramento Ambiental e Combate a Incêndio, com o objetivo de inibir os incêndios florestais, ilícitos ambientais, e monitorar e fiscalizar áreas verdes propícias ao sinistro.

QUEIMADAS2

As ações do comitê atenderão, prioritariamente, os municípios da Região Metropolitana de Manaus e Sul do Estado. E contarão com um efetivo de 133 bombeiros, 440 brigadistas, 8 viaturas, 11 pick-ups, 8 caminhões pipa e 1 trator.

O titular da Sema Amazonas, Ademir Stroski, juntamente com o gerente de fiscalização do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Rodrigo Tacioli, sobrevoaram, em um helicóptero cedido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), as áreas atingidas pelos incêndios nos últimos dias.

Após a fiscalização ‘in loco’, Stroski autorizou doação de equipamentos de combate a incêndios para sete brigadas de incêndio, criadas na área da BR 319, e disponibilizou três viaturas e combustível para colaborar na atuação do Corpo de Bombeiros nas ações prioritárias.

Além dessas ações, a Sema Amazonas possui monitoramento integral dos focos de calor nas florestas por meio de seu Centro de Monitoramento de Focos de Calor que fica na sede da Secretaria.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS