Secretaria de Educação realiza treinamento de Gestão Educacional para Resultados com coordenadores do interior do Estado

Os profissionais vão conhecer o modelo de gestão de resultado e desempenho que deve ser multiplicado em todas as escolas da rede pública de ensino

Coordenadores Regionais de Educação de 48 municípios do Amazonas, participam nesta quinta (27/01) e sexta-feira (28/01) do “Treinamento em Gestão Educacional para Resultados”, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que busca alinhar as práticas de toda a rede pública estadual de educação.
Durante o encontro, os profissionais vão conhecer o modelo de gestão de resultado e desempenho que deve ser multiplicado em todas as escolas da rede pública de ensino. Os sete coordenadores distritais de Manaus também estão participando do encontro.

Para o treinamento, a Secretaria de Educação trouxe os coordenadores regionais de 48 municípios a Manaus. Os 13 coordenadores ausentes receberão a formação posteriormente. O objetivo é otimizar as atividades da gestão escolar e garantir um acompanhamento pedagógico utilizando ferramentas de gestão padronizadas, a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
A secretária de Educação, Kuka Chaves, reforça a necessidade da integração entre os educadores da capital e dos municípios, conforme demanda e incentivo do governador Wilson Lima. “Trazer os coordenadores do interior, expõe a nossa preocupação em alinhar as práticas pedagógicas de toda a rede pública, sem esquecer que cada cidade, cada região tem a sua especificidade que impõe desafios que, dia após dia, vem sendo superado com a articulação do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação”, pontua a secretária.

Ana Maria Araújo, secretária executiva adjunta do Interior, diz que este é um ano no qual a Secretaria de Educação vai priorizar a formação do corpo pedagógico. Com isso, os coordenadores terão a oportunidade de atuar como multiplicadores para os gestores, equipe pedagógica e professores de cada unidade de ensino.
“Esta atividade, é apenas um pontapé inicial para discutir os pontos fortes e fracos da rede pública de ensino e focar nas ações que vão melhorar os resultados, principalmente referentes ao ano letivo de 2022”, explicou Ana Maria.
Experiência – A professora Neila Nádia, que atua no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), acrescenta a importância de estar em concordância às práticas que levem educação de qualidade a todo o Estado. “Este é um momento muito significativo, o qual nós teremos a oportunidade de poder trocar experiências, compartilhar saberes, obter novos conhecimentos, sempre com o foco no planejamento do ano letivo de 2022, pontuando indicadores, instituindo metas e apostando em práticas educacionais que possam mudar o futuro dos nossos estudantes”, enfatiza.

Já Liziane Leão, representante do município de Santo Antônio do Içá, no Alto Solimões, conta como é importante a realização de treinamentos desta categoria.
“Esta uma oportunidade única e muito proveitosa, pois, todos nós como educadores, temos como objetivo, a melhoria da qualidade da aprendizagem dos nossos alunos, e este encontro  traz informações, orientações e estratégias de conhecimentos que vão alcançar as nossas escolas e propagar de ações que irão beneficiar a aprendizagem dos nossos alunos”, finaliza Liziane.

O professor Raimundo Nonato Coelho, coordenador regional do município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), afirma que sairá do encontro disposto a compartilhar todo o conteúdo com a equipe escolar do município.
“As nossas expectativas são as melhores, nesse encontro, vamos nos aperfeiçoar para alcançar cada uma de nossas escolas. Esse é o principal objetivo aqui na formação, levar  ferramentas que vão ajudar na educação do nosso povo”, concluiu Raimundo Nonato.

Related Articles

Check Also

Close
Close