Secretaria de Educação promove diálogo entre pedagogos

‘Café Pedagógico’ reúne profissionais de todas as escolas da CDE 2, na zona sul de Manaus
Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2), encerrou, nesta quinta-feira (23/03), a primeira edição do “Café Pedagógico”, encontro que, em dois dias, reuniu os pedagogos que atuam nas escolas da zona sul de Manaus. A reunião teve como principal objetivo destacar a importância desse profissional dentro do ambiente escolar, além de alinhar ações que possibilitem a melhoria do desempenho educacional das escolas.

No total, os 55 pedagogos, das 36 escolas estaduais representadas pela CDE 2, participaram do “café”, que iniciou na quarta-feira (21/03). De acordo com a coordenadora em exercício da CDE 2, professora Josiane Santos, a primeira edição do “Café Pedagógico” dá seguimento ao cronograma de atividades da coordenadoria, que sempre busca integrar os profissionais.

“A gente sempre quer inovar nos nossos encontros. Já tivemos oficinas com os pedagogos, outras reuniões para tratar de assuntos específicos, mas, hoje, o objetivo foi trazer alguns tópicos essenciais para esse ano letivo de 2023, na visão desse profissional. Com certeza, teremos mais edições para o futuro”, ressaltou.


FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Debates

Nas reuniões, as principais questões dos ensinos Fundamental e Médio foram discutidas com os profissionais da educação. Temas como o Novo Ensino Médio (NEM) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) receberam atenção especial, com a participação de representantes da Secretaria de Educação.

Presente no encontro, a pedagoga Dionizia Barbosa, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Machado de Assis, localizada no bairro do Educandos, zona sul, destacou a importância de iniciativas como o Café Pedagógico.

“Aqui, trocamos ideias, experiências, dúvidas e práticas exitosas. É um espaço de acolhimento aos pedagogos, ainda mais relevante após a pandemia, que nos separou por muito tempo. Daqui, levo para minha escola mais motivação para desempenhar o meu papel, com sugestões de estratégias pedagógicas, que discutimos em conjunto”.

A CDE 2 também protagonizou, recentemente, o lançamento do livro “Manual de Diretores: Coordenadoria Distrital de Educação 2”. Com a proposta de nortear a rotina de trabalho de um gestor escolar, o livro também foi abordado nas reuniões dos pedagogos, por possuir tópicos em comum.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS