Secretaria de Educação orienta equipes escolares sobre diretrizes do Programa Auxílio Brasil

O evento contou com a participação de todos os secretários da rede estadual de ensino da capital

A Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas realizou, nesta quarta-feira (30/03), um encontro informativo sobre o programa Auxílio Brasil, substituto do programa Bolsa Família, do Governo Federal. O evento, realizado no Centro de Formação e Treinamento de Professores Padre José de Anchieta (Cepan), contou com a participação de todos os secretários escolares da rede estadual de ensino de Manaus.

O treinamento foi voltado aos secretários escolares porque eles são responsáveis, juntamente com a gestão escolar, por informar a frequência dos alunos aos órgãos fiscalizadores. É com esta frequência que os estudantes podem garantir a manutenção do benefício.

Aldenilse Silva, gerente de Programas e Projetos Complementares, ressalta que o encontro é fundamental para adaptação dos servidores a melhor desenvolverem suas atividades e competências relacionadas com o funcionamento do programa.

FOTO: Euzivaldo Queiroz/Seduc

“Programas como esses têm importância nas questões de ações contra o abandono escolar. Então, esse momento é muito importante para trazer novas informações para todos os que estão envolvidos nesse projeto”, frisa a gerente.

A coordenadora estadual do programa, Aline Albuquerque, enfatiza que o encontro é necessário para passar as diretrizes do novo programa. “A expectativa pós-evento é que todos abracem essa causa de prevenir o abandono escolar, além desses alunos que são tão vulneráveis a todo tipo de mazelas sociais. Por conta da pandemia, as famílias estão muito mais vulneráveis e eles precisam desse acolhimento nas escolas”, observa.

Atualizações – Andréa Fernandes, secretária da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, na zona oeste da cidade, destaca o conhecimento que foi adquirido durante o encontro, entre eles, as atualizações de novas diretrizes, como a regra que prevê o atendimento a alunos a partir 4 anos até os 21 anos.

“Eu creio que agora tenho maior conhecimento, espero que eu possa atender melhor as pessoas que realmente precisam desse benefício; e que essas pessoas realmente sejam alcançadas”, pontua a secretária escolar.

Ao todo, cerca de 250 secretários participaram da atividade, que foi realizada durante todo o dia. Pela manhã, os secretários escolares das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) 1, 2 e 3 participaram do encontro. À tarde, foi a vez dos secretários escolares lotados nas escolas das CDEs 4, 5, 6 e 7.

Related Articles

Check Also

Close
Close