Saúde capacita profissionais do interior para vacinação de bebês contra Covid-19 com o imunizante Pfizer

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTO: Divulgação/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde (SES-AM), realizou, na quarta-feira (30/11), a capacitação dos profissionais de saúde do interior do estado para a aplicação da vacina contra Covid-19 em crianças com 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidade.

Representantes dos 61 municípios foram acionados para participar da capacitação, promovida através do Núcleo Telessaúde Estadual do Amazonas (NT/AM), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Após a capacitação, as redes municipais de saúde estão aptas a iniciar a vacinação do público-alvo.

A capacitação foi comandada pela coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio das enfermeiras Cléia Soares Martins e Rosângela Pereira de Araújo. “Nosso principal objetivo é tirar dúvidas e definir estratégias junto aos coordenadores dos municípios. Após esse primeiro momento, eles estarão aptos a iniciar a imunização”, lembrou Cléia Soares.

A atividade complementa as orientações do Ministério da Saúde (MS), segundo a enfermeira Cléia Soares. “Nós reforçamos todas as orientações já repassadas e abrimos para todos os profissionais que quiserem, disponibilizando em plataformas abertas e acessíveis, como o Youtube”, afirmou.

O treinamento pode ser acessado no canal pelo Youtube, no canal do Telessaúde da UEA, disponível em: https://bit.ly/3XCyo62 .

Vacinação

O estado recebeu 28 mil doses de vacina contra a Covid-19 da Pfizer para bebês, no último dia 10 de novembro. A meta desta primeira etapa da campanha de vacinação é alcançar 8.400 crianças, o que corresponde a 90% de crianças que têm entre 6 meses a menores de 3 anos, conforme a disponibilidade do imunizante.
Os pais e responsáveis devem ficar atentos aos calendários de vacina das secretarias municipais, responsáveis pela vacinação nos municípios do interior.

Imunizante e esquema vacinal

O imunizante utilizado para a vacinação de bebês de 6 meses a menores de 3 anos é o da Pfizer pediátrica da tampa de cor vermelho escuro, específico para esse grupo etário.

O esquema primário desse público é composto de três doses: duas doses iniciais (D1 e D2), que devem ser administradas com quatro semanas de intervalo; seguidas por uma terceira dose (D3), oito semanas após a aplicação da segunda dose.

A vacinação contra a Covid-19 pode ocorrer simultaneamente com os demais imunizantes do calendário vacinal, conforme orientação do Ministério da Saúde. O uso da vacina para esta faixa etária foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado, o que inclui a imunização como medida de prevenção para doenças imunopreveníveis por meio da Gerência de Imunização (GEIM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS