Sandra Braga participa de lançamento da campanha por Mais Mulheres na Política ao lado de Renan Calheiros

A senadora Sandra Braga participou nesta quinta-feira (26/03), ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros, do lançamento da campanha nacional por Mais Mulheres na Política. A cerimônia, realizada na sede da Federação das Indústrias de São Paulo, contou com a presença de expoentes da bancada feminina no Congresso e de mulheres que são destaque no exercício das mais variadas atividades, como a atriz e escritora Maitê Proença, e a presidente do Sindicato das Costureiras de São Paulo, Eunice Cabral.

SandraBragaSP2_26032015_fotosGabrielaAndrade

A senadora lembrou que 470 anos antes de Cristo, Aristóteles já afirmava que as mulheres são tão capazes de administrar tão bem quanto os homens. “Hoje, ter mais mulheres competentes na política é humanizar o Legislativo com a sensibilidade feminina de que o Congresso tanto precisa”, disse Sandra Braga.

A campanha é suprapartidária e nasceu no início desta legislatura, quando senadoras e deputadas de várias legendas começaram a se reunir para trabalhar uma pauta comum às parlamentares de todos os partidos. Embora as mulheres somem mais da metade do eleitorado Brasileiro, apenas 11% das cadeiras do Congresso são ocupados por deputadas e senadoras. O objetivo da campanha é ampliar a participação feminina, garantindo, na reforma política, que 30% das vagas dos legislativos sejam destinados a mulheres, já a partir das próximas eleições.

Mudanças na destinação do Fundo Partidário também estão na pauta das parlamentares. Elas reivindicam que os partidos estabeleçam ao menos 30% dos recursos para o financiamento de suas campanhas, valor que hoje corresponde a apenas 5% do montante do Fundo.

O evento, que teve como anfitrião o presidente da Fiesp e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, consta do calendário de atividades deste mês de março em homenagem às mulheres e foi promovido pela Procuradoria Especial da Mulher no Senado e pela Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também prestigiou o lançamento da Campanha por Mais Mulheres na Política.

Na cerimônia, as parlamentares apresentaram dados comparativos entre os sistemas eleitorais de países da América Latina e do mundo para mostrar que, no Brasil, a presença da mulher no Poder Legislativo não reflete a importância da população feminina na condução da política brasileira, nem ilustra sua relevância socioeconômica.

Ao final do evento, foi lido o manifesto “Por uma reforma que garanta mais mulheres no parlamento”, no qual as congressistas afirmam que nenhum sistema político será legítimo e estará completo se não garantir a adequada representação da maioria de seu povo, as mulheres.

“Vamos fazer o que for preciso para apoiarmos a reserva de cadeiras para as mulheres nos legislativos. Isto é fundamental”, afirmou Renan Calheiros.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close