‘Ruas da Copa’, ‘Mostra Meu Povo’ e ‘Aniversário de Manaus’ estão entre o balanço de atividades realizadas no mês de outubro pela Manauscult

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Divulgação / Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), torna público nesta quinta-feira, 27/10, o balanço de atividades e programas realizados durante o mês de outubro. Dentre ações estão a 2ª Mostra Indígena, Oficinas Manaus Pró-Cultura, Feira Brazil Travel Market, Aniversário de Manaus, Lançamento Ruas da Copa, entre outras. 

“São mais de dez grandes ações que a Manauscult realizou e se envolveu durante todo o mês de outubro. Entendemos que a capital Manaus precisa entregar para a população de forma emergente programas que elevem a nossa cultura e o nosso turismo. Tudo o que foi feito agora teve um reflexo muito significativo. Não paramos por aqui, já estamos trabalhando com as ações para o próximo ano, o Carnaval é um deles”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Mostra de Arte Indígena

 

Para abrir as comemorações de 353 anos do aniversário da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus lançou, no dia 5 de outubro, no Palácio Rio Branco, no centro histórico, a 2ª Mostra de Arte Indígena de Manaus 2022.

Em uma edição especial ampliada, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) convidaram 26 artistas de 12 povos indígenas residentes em Manaus, que expuseram obras de arte, como quadros, esculturas e vestimentas com grafismos, expressando culturas e cosmologia.

Ruas da Copa

 

Dez ruas e espaços públicos serão contemplados com serviços de sonorização, iluminação, palco, banheiros químicos e telão pela Prefeitura de Manaus para a exibição dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo Fifa 2022.

Os eventos deverão ocorrer entre os dias 24/11 e 18/12. O objetivo é selecionar, de acordo com os critérios estabelecidos, dez propostas de decoração de ruas e espaços públicos por ocasião da Copa do Mundo Fifa de 2022, que prevejam a exibição pública dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol, semifinais e finais do evento, que ocorrerão nos meses de outubro a novembro de 2022.

Feira do Tururi

 

A Feirinha do Tururi, considerada um esquenta para o Boi Manaus 2022, atingiu um público histórico de mais de 40 mil pessoas durante os nove dias de evento. Mais de 50 atrações embalaram os participantes no ritmo do “dois pra lá, dois pra cá”. O evento movimentou o setor que mais sofreu com a pandemia da Covid-19 e que estava sedento pelo retorno da grande festa.

Além das apresentações dos artistas locais, a feirinha contou com exposições, feira gastronômica e de artesanato que movimentou um pouco mais de R$ 70 mil e gerou 60 postos de trabalho diretos.

Manaus Adventure

 

A primeira edição do “Manaus Adventure”, o maior evento de turismo de esporte de aventura da região Norte, mostrou que veio para ficar. O evento ocorreu nos dias 14, 15 e 16/10, na praia da Ponta Negra, zona Oeste da cidade. 

Cerca de mil atletas estiveram reunidos entre as modalidades de Pesca Esportiva, na qual os 21 campeões brasileiros de nove estados estiveram presentes participando e disputando o troféu de campeão da 1ª Copa Brasil da Pesca Esportiva do Manaus Adventure e da 8ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã, que reuniu famílias e amantes da pesca esportiva em Manaus, além de pescadores profissionais do Japão e da Bolívia.

Feira Brazil Travel Market

Durante dois dias de programação, Manaus mostrou vantagens competitivas para visitantes, agências de turismo e expositores durante a feira Brazil Travel Market que ocorreu no Centro de Convenções do Ceará, Norte do Brasil. Cerca de cinco mil pessoas passaram pela exposição.

Arquipélago de Anavilhanas, encontro com tribos indígenas e as cachoeiras de Presidente Figueiredo foram alguns dos destinos mais citados pelos visitantes como pontos para conhecer, além da cidade de Parintins, distante a 369 km de Manaus, que é palco do maior festival folclórico do mundo com os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

A gastronomia regional também teve um grande destaque no estande. Uma degustação de ‘Carpaccio de Pirarucu’ defumado e farinha uarini levaram um pouco do paladar amazônico para países do Oriente Médio e do Continente Europeu.

Maratona de Manaus

 

Manaus apresentou também no mês de outubro a maratona de rua mais desafiadora, a Maratona de Manaus, evento esportivo de corrida pedestre que percorreu 42.195 metros e que revelou a evolução da cidade de Manaus. 

A Maratona é um evento internacional que atraiu atletas do Brasil e de outros países, interessados em conhecer as belezas naturais do estado do Amazonas e, acima de tudo, se superar. 

 

PromFac 

 

Com a chegada da época de festas de rua e carnaval, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com o Programa Municipal de Formação Artístico cultural (Promfac), traz o curso Produção de Eventos de Rua e Oficina de Burocracias para Produção de Eventos de Rua.  

Em eventos presenciais é importante estar atento a diversos itens. No curso serão esclarecidas todas as etapas da produção de eventos, prestação de serviço, ferramentas e emissão de autorizações das vias públicas. Além disso, será uma possibilidade de atualizar produtores (as) com mais tempo de carreira. Com 50 vagas disponíveis, o curso será realizado no Casarão da Inovação Cassina, de 21 a 25 de novembro, de 18h às 22h.

 

Pró-Cultura

Mês de outubro também foi para capacitar alunos do 5° ao 8° ano, que receberam a Oficina de Audiovisual na Escola Municipal Raimundo Almeida Lúcio, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da cidade, vencedores do prêmio nacional 14º Festival Internacional do Cinema Escolar (MacacuCine) 2022 e Mostra Competitiva Escolar – 3° lugar júri popular, com o curta metragem “Cinema de Escola”, com direção de George Augusto e Bruno Pereira.

Oficinas Manaus Faz Cultura

As oficinas do programa Manaus Faz Cultura têm o objetivo de formar novos artistas e proporcionar novos conhecimentos a artistas de segmentos diversos e procurando atendê-los em todas as zonas da cidade, ampliando assim a adesão por proporcionar aulas com artistas experientes, o mais próximo possível das residências dos alunos. 

Mais de 240 vagas foram ofertadas e 205 alunos inscritos. As oficinas realizadas foram:

– Oficinas Levadas do Samba e Choro no Cavaquinho – Morro da Liberdade (zona Sul).

– Construção Coreográfica – Morro da Liberdade 

– Oficina de Artesanato Indígena – Parque 10 de Novembro (zona Centro-Sul)

– Oficina de Literatura Oral – AM-010 (com 23 de setembro – próximo a lixeira)

– Oficina de Acrobacia – Planalto (zona Centro-Sul)

– Oficina de Leitura – Centro

– Oficina Elaboração de Projetos Culturais – Parque 10 de Novembro

“O mês de outubro foi profícuo em ações culturais em nossa cidade. Iniciamos com a 2ª Mostra de Arte Indígena de Manaus, evento simbólico de nossa ancestralidade, com mais de 500 visitantes. As sete oficinas de formação do Programa Manaus Pró-Cultura contemplaram vários segmentos artísticos e atingiram 205 alunos, com cursos de Elaboração de Projetos, Acrobacia, Artesanato Indígena, entre outros. Avançamos com a construção do Plano Municipal de Cultura, em fase final, assim como a revisão do texto do Decreto regulamentador da Lei de Incentivo. O mês se encerrará com a celebração do Dia D, em homenagem ao grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, no dia 31 de outubro”, ressaltou o presidente do Concultura, Tenório Telles.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS