A rotina dos trabalhadores de saúde do Serviço Móvel de Urgência (Samu), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está sendo destacada no 5° Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras, realizado no auditório Deputado Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Promovido pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas (Simeam), o evento será concluído nesta quarta-feira, 11/10.
A participação do Samu aconteceu por meio da exposição de uma ambulância, equipamentos e materiais que são utilizados no atendimento das ocorrências de emergência na capital.
Para a diretora do serviço, Ellen Assunção, o evento é uma oportunidade para que a extensão do trabalho do Samu seja reconhecida.
“Estamos felizes em participar, porque esta é uma oportunidade de mostrar o quanto o nosso trabalho é importante para prestar os atendimentos de urgência e emergência de forma a evitar que a pessoa tenha sequelas ou venha a óbito. Esse trabalho ganha mais relevância agora, na seca, nas comunidades que ficam mais distantes”, explicou.
Além do estande de exposição, o Samu participou do congresso com uma palestra, na quarta-feira, 11/10, destacando o trabalho de atendimento às ocorrências à população de áreas ribeirinhas, na zona rural da capital, inclusive as que, este ano, estão isoladas devido ao fenômeno da seca, até agora a quinta maior da história do Amazonas.
O tema será desenvolvido pela chefe do Núcleo de Educação em Urgência do Samu Manaus, Leda Sobral, que vai destacar a parceria com instituições que dispõem de helicóptero, como é o caso do Departamento Integrado de Operações Aéreas do Amazonas (Dioa) e da Marinha, que apoiam as equipes médicas do Samu.
“Esse trabalho colaborativo tem sido fundamental para apoiar essas populações que vivem um contexto que tem sido bem desafiador para eles. Queremos discutir o impacto desse trabalho e fortalecer nossas ações de saúde”, assinalou.
A quinta edição do Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras, promovido pelo Simeam, reúne profissionais de saúde e gestores e demais envolvidos com o objetivo de aprimorar o serviço de saúde no interior.
“O evento está sendo proveitoso, porque iremos discutir estratégias para lidar com prevenção e combate a doenças, catástrofes e outras situações que exigem preparo e planejamento de gestores e profissionais de saúde”, explicou o presidente do Simeam, Mário Viana.