Roberto Cidade é o 4º deputado estadual, proporcionalmente, mais bem votado do Brasil

Com a totalidade de urnas apuradas, a votação histórica do deputado estadual Roberto Cidade (UB), com 105.510 votos absolutos, o coloca como o quarto deputado estadual mais bem votado do Brasil, proporcionalmente, com 5,35% dos votos válidos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O parlamentar mais bem votado da história da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), fica atrás apenas de representantes do Espírito Santo, Minas Gerais e Piauí. Minas possui o terceiro maior colégio eleitoral do País, o primeiro e segundo colocados são, respectivamente, São Paulo e Rio de Janeiro. 

 “As análises de desempenho começam a chegar e nos colocam encabeçando uma lista de deputados com massiva votação, proporcionalmente. Isso nos alegra, nos motiva e nos permite dimensionar, com um pouco mais de clareza, a grandiosidade desse pleito. Agradeço pela confiança e reafirmo que sei da responsabilidade que tenho. Esperem de mim muita dedicação, força de vontade e compromisso com o povo do meu Estado, que me concedeu a oportunidade de continuar trabalhando pelo Amazonas”, afirmou.

Conforme o levantamento feito com base nos dados divulgados pelo TSE, os três deputados estaduais do Brasil, proporcionalmente, mais bem votados foram: Sérgio Meneguelli (Republicanos), deputado estadual pelo Espírito Santo, com 6,60% dos votos válidos; Bruno Engler (PL), de Minas Gerais, com 5,75% dos votos válidos e Georgiano Neto (MDB), do Piauí, com 5,53% dos votos válidos.

Votações anteriores 

Em 2018, pleito que o credenciou ao primeiro mandato como deputado estadual, Cidade obteve 33.239 votos, sendo o segundo candidato melhor votado. Antes disso, em 2016, em sua primeira eleição, essa para o cargo de vereador de Manaus, Roberto Cidade obteve 6.285 votos, sendo o 25º colocado em quantidade de votos e o primeiro suplente da coligação, que fez quatro vereadores. No fim de 2018, Cidade assumiu como vereador para um mandato de 45 dias.

 

Quadro – 15 deputados estaduais mais bem votados, proporcionalmente, no País

 

POSIÇÃO ESTADO DEPUTADO PARTIDO PERCENTUAL
Espírito Santo Sérgio Meneguelli Republicanos 6,60%
Minas Gerais Bruno Engler PL 5,75%
Piauí Georgiano MDB 5,53%
Amazonas Roberto Cidade União 5,35%
Santa Catarina Ana Campagnolo PL 4,88%
Mato Grosso Janaína Riva MDB 4,70%
Rio Grande do Norte Wendel Lagartixa PL 4,69%
Tocantins Leo Barbosa Republicanos 3,92%
Paraná Alexandre Curi PSD 3,90%
Acre Nicolau Júnior PP 3,80%
Sergipe Cristiano Cavalcante União 3,72%
Alagoas Alexandre Ayres MDB 3,66%
Pernambuco Pastor Júnior Tércio PP 3,66%
Mato Grosso do Sul Mara Caseiro PSDB 3,48%
São Paulo Eduardo Suplicy PT 3,46%

 

Fonte: TSE

 

Valeriano Lucas

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close