Referência em pós-graduação médica no país, IPEMED inaugura unidade em Manaus, nesta quarta-feira (27)

O Instituto de Pós-Graduação em Medicina (IPEMED), referência no segmento, no país, inaugura em Manaus a primeira unidade da região Norte, em solenidade que ocorrerá nesta quarta-feira (27). O IPEMED faz parte do Grupo Afya, maior empresa do segmento de educação e tecnologia na área médica, no Brasil. A unidade do instituto em Manaus está localizada na avenida André Araújo, 2767, Aleixo.

Na inauguração, em Manaus, estarão presentes o diretor nacional de Educação Continuada do IPEMED, André Raeli e a diretora geral da unidade na capital amazonense, Fabíola Bazi, além de autoridades locais.

O IPEMED oferece cursos de pós-graduação lato sensu e aprimoramento de curta duração para médicos e demais profissionais de saúde, em mais de 50 especialidades. Atua com ambulatórios próprios e parcerias com importantes sociedade médicas, clínicas e diversos hospitais.

Desde 2019, o instituto faz parte da Afya Educacional, o maior grupo de educação e tecnologia médica do Brasil. O IPEMED está presente em 11 cidades brasileiras: Belo Horizonte e Montes Claros – MG; Salvador – BA; São Paulo – SP; Rio de Janeiro – RJ; Brasília – DF; Vitória – ES; Recife – PE; Fortaleza – CE; Porto Alegre – RG; e Manaus – AM.

Na capital amazonense, o IPEMED inicia atendimento já com a oferta de 14 cursos, incluindo Dermatologia, Endocrinologia, Nutrologia, Psiquiatria, Alergologia, Cardiologia, Clínica em Dor, Gastroenterologia, Geriatria, Medicina do Exercício e do Esporte, Neurologia, Pediatria, Reumatologia e Valvopatias.

Segundo André Raeli, Manaus é uma das principais capitais do Norte do país e possui grande potencial de crescimento. O IPEMED, diz ele, chega para contribuir com uma questão muito importante, que é a defasagem de médicos na região, principalmente de especialistas. Enquanto o Sudeste possui uma relação de 3,15 médicos por mil habitantes, no Norte e Nordeste os números são próximos aos de 20 anos atrás. No Norte é de 1,30 por mil habitantes e no Nordeste é de 1,69.

 “Quando falamos de Amazonas a situação ainda é mais delicada, porque 90% dos médicos atuam na capital, fazendo com que a população do interior precise muitas vezes se deslocar para receber atendimento especializado. O IPEMED tem como objetivo reduzir essa defasagem, para a melhor distribuição dos profissionais no país”, ressaltou.

O IPEMED Manaus conta com uma estrutura altamente moderna e tecnológica, com sete salas de aula, 18 ambulatórios e duas salas de pequenos procedimentos. A pós-graduação é realizada em módulos presenciais, com aulas um final de semana por mês. O corpo docente é formado por 680 médicos, mestres e doutores com grande experiência no mercado.

O instituto adota a metodologia ativa, ou seja, com a promoção de atividades práticas e atendimento ambulatorial. Para isso, mantém parceria com governos e prefeituras, para a triagem de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora geral do IPEMED Manaus, Fabíola Bazi, ressalta que, dessa maneira, os médicos que realizam o curso de pós-graduação têm contato com casos reais e, em contrapartida, a população recebe atendimento de qualidade e gratuito. “Esse é um pilar muito importante do IPEMED e que faz com que todos os envolvidos sejam beneficiados, impactando de forma positiva na vida de centenas de pessoas. Em todo o país, são realizados mais de 3 mil atendimentos gratuitos, mensalmente. Nossa meta é chegar a 10 mil por mês, até 2025”, destacou.

Valeriano Lucas

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close