Rede Municipal avança na alfabetização de crianças

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), na tarde desta quinta-feira (13), durante audiência pública, realizada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (COMED/CMM), apontam melhorias no processo de alfabetização de crianças com idade entre seis e oito anos nas escolas municipais de Manaus, quanto ao aprendizado de matemática e a prática da leitura.

CMM

A audiência foi para discutir o cumprimento das metas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e reuniu gestores e professores.

Em 2013, a média geral alcançada na Provinha Brasil, aplicadas a alunos do 2º ano do município, foi de 14,9 em leitura e 15,91 em matemática, superando a média de 2012 que foi de 14,7 e 15,1 respectivamente.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Semed, Alina Leão Medeiros, a aceitação do município ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), vem contribuindo para essas melhorias. “Diversas ações são promovidas pela Semed como a capacitação dos professores alfabetizadores e a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), que analisa bimestralmente o rendimento dos alunos desse bloco pedagógico, para corrigir possíveis desníveis educacionais”, destaca Alina.

Alina destaca ainda, que os professores que participam da formação recebem um repasse como complemento da ajuda de custo para transporte e alimentação.

Para Therezinha Ruiz (DEM), a audiência permitiu o conhecimento das ações realizadas pelo município, quanto à educação infantil. “Sabemos que alfabetizar não é só ensinar a criança a ler e escrever, é também fazer com que elas compreendam o funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, e contextualizar os saberes aprendidos”, ressalta Ruiz.

Segundo a Semed, a rede municipal de ensino, atende hoje, 65.658 mil crianças, em processo de alfabetização do 1º ao 3º ano do fundamental, e dois mil professores participando da capacitação do Pnaic.

Pnaic

O pnaic é um programa criado há dois anos pelo Governo Federal, que estabelece que todas as crianças devam estar alfabetizadas em Língua Portuguesa e Matemática, com idade entre seis e oito anos de idade em todos os Estados da federação que aderiram ao Pacto.

Proposta

Na audiência foi proposta ainda, a criação de um Núcleo de Apoio a Alfabetização Municipal, a ser implantado na Secretaria de Educação, para trabalhar e desenvolver atividades relacionadas à educação infantil, por meio de uma indicação, que será encaminhada a Semed pela Comissão de Educação da Casa Legislativa.

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close