Inúmeras pessoas participaram nesta quinta-feira, dia (5), da mesa-redonda muito bem conduzida e coordenada pela Deputada Federal Rebecca Garcia(PP/AM), que debateu soluções para melhorias do sistema logístico brasileiro, principalmente do Amazonas. O evento, foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas(ALE/AM)
Rebecca solicitou o debate da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, da Câmara dos Deputados, que enviou uma equipe de Brasília para realizar o evento em Manaus. Durante o debate autoridades e representantes da sociedade civil apresentaram relatórios e gráficos da realidade de transporte e infraestrutura do Brasil, com foco no Norte e, mais especificamente no Amazonas.
Em seu pronunciamento Rebecca enfatizou a grande importância do tema para o nosso Estado, ressaltando que essa mesma mesa redonda também acontecerá em Brasília.
“Tivemos quase cinquenta anos para avançar a logística e muito pouco foi feito, regredimos até em alguns aspectos em relação a BR319, em relação ao nosso porto público, que já não temos mais. Mas acredito que não é mais hora de olhar para o retrovisor, eu imagino que esse anos é um ano muito propício para esse debate” Explanou Rebecca.
Participaram do evento o chefe da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi; a titular da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), Sônia Sena Alfaia; o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas, Antonio Stroski; o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Miberval Ferreira Jucá; e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço Silva Junior.
Segundo a Deputada Rebecca Garcia toda essa estrutura precisa de participação do Governo Federal, porque a logística para ser competitiva precisa de recursos internacionais, que somente o país teria condições de conseguir para colocar em prática esse plano tão arrojado que o Conselho Federal de Administração presenteia a sociedade do Amazonas.
“Nós vencemos a etapa dos 50 anos,agora nos queremos condições de competitividade . Não adianta termos 50 anos a mais na Zona Franca e não sermos competitivos”. Afirmou Rebecca.
Com muita veemência a Deputada Federal e Pré – Candidata ao Governo do Estado do Amazonas declarou que Manaus possui hoje o maior polo da América do Sul de eletroeletrônicos e quem esta fornecendo o Caribe e a América Latina em Eletroeletrônico são os mexicanos.Porque possuem uma logística melhor que o Amazonas. Segundo Rebecca, isso é inaceitável: “Nos não podemos aceitar uma condição como essa, foi colocado aqui como muita propriedade a questão da mercadoria que vem da China para o Porto de Santos e da mercadoria que sai do Amazonas para o porto de Santos e chega mercadoria no Amazonas 60% mais cara.” Argumentou Rebecca.
Em entrevista exclusiva ao portaldoamazonas.com a Deputada Rebecca Garcia falou sobre a saga em busca da Prorrogação de mais 50 anos para a ZFM.
“É fundamental garantir para aqueles que estão investindo aqui, que por mais 50 anos terão tranquilidade e certeza de que suas plantas que estão aqui vão ter gozados os benefícios que já tem nos dias de hoje. É de grande importância para o nosso estado é um passo que precisava já ser feito, a muito tempo estamos brigando dentro do congresso nacional para que essa PEC fosse aprovada, estávamos muito preocupados porque acabou que aconteceu de ser em um ano eleitoral, e a gente sabe que como um ano eleitoral as coisas complicam porque outras bancadas aproveitam a oportunidade para poder marcar posição, fazerem os seus discursos então achávamos que poderia de alguma maneira ficar prejudicada, mas com muita habilidade com muita articulação e com muita união conseguimos demonstrar para o Congresso Nacional a importância do Modelo Zona Franca para todo o paísa, a Zona está em Manaus,mas ela é do Brasil ela paga o país os incentivos de volta com toda à contribuição que o nosso estado dá, muito mais do que recebe.” destacou a Deputada.
Abordada sobre a sua candidatura ao Governo do Estado do Amazonas, Rebecca foi muito eloquente:
“O que nós queremos trazer é um debate diferenciado, isso aqui é uma demonstração do que pode ser feito no nosso Estado pelo nosso país e nos estamos com sede de ouvir um debate de alto nível, um debate político trazendo propostas trazendo soluções para o nosso estado, como podemos observar existem soluções o que falta é vontade política.” finalizou a Deputada Federal.
Daniel Manauara/portaldoamazonas.com