Pescadores rurais de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus) receberam mais de R$ 1 milhão em implementos agrícolas e recursos para custeio das atividades. O valor é a soma de 131 projetos elaborados ao longo deste ano pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que tiveram o aval da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), responsável pela concessão do crédito.
De acordo com o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, os projetos elaborados pelo instituto solicitados pelos pescadores do município contemplavam a aquisição de canoas, motores, rabetas, freezers, arreios de pesca, entre outros equipamentos. Ele informou, ainda, que a iniciativa beneficiou pescadores da Colônia de Pescadores Z-15.
“Por meio da nossa unidade local (UnLoc) e junto à Afeam, temos atuado para garantir recursos a todos os trabalhadores do setor primário, com foco no impulsionamento do setor primário e geração de renda. Esse é um trabalho contínuo que tem sido realizado não apenas em Boa Vista do Ramos, mas em todos os municípios amazonenses, um compromisso assumido pelo governador Wilson Lima”, disse o diretor-presidente.
O gerente da UnLoc do Idam, Arlindo Rodrigues dos Santos, destaca que a unidade está de portas abertas para os pescadores e todos os pequenos produtores que precisam de crédito para o impulsionamento de suas atividades.
“Na unidade, atuamos na elaboração dos projetos, que, posteriormente, têm sido encaminhados à Afeam, uma grande parceira do Idam. O intuito é garantir atendimento, seja de crédito, assistência técnica ou de extensão rural a todo trabalhador rural, na nossa sede ou nas ações itinerantes que realizamos”, concluiu o gerente.