Projeto ‘Tem Roda no Palácio’ celebrará o Chorinho

 A apresentação acontecerá neste domingo (10), dentro da agenda do Programa “Espaço Aberto”

O Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus, será o cenário para uma roda musical cheia de brasilidade ao som de ‘chorinho’, no próximo domingo (10/12), às 11h, com entrada gratuita.

O evento “Tem Roda no Palácio” será um encontro de amigos no qual o violonista Raphael Moraes receberá os músicos Abraão Araújo (flautista), Carlos Júnior (bandolinista) e Jonas Caio (pandeirista) para uma conversa inspirada na origem, história e importância do ‘choro’ como identidade cultural.

Além do bate-papo, os músicos prepararam um repertório com muita melodia em homenagem às grandes vozes nacionais desse gênero musical, como o compositor e arranjador Pixinguinha, o compositor e bandolinista Jacob do Bandolim e o compositor e instrumentista Waldir Azevedo. Cada um desses artistas possui bastante influência na composição e arranjo do ‘chorinho’, que é um dos gêneros musicais que expressam a característica e identidade cultural do povo brasileiro.

O choro, assim como o samba, ressalta a mistura das manifestações da cultura popular brasileira, onde a origem desse gênero musical esbarra-se com o passado histórico de conflito entre escravos e a elite europeia. Esse passado histórico repleto de atritos, deu origem a vários ritmos de roda, onde além do samba e do choro também originaram o maracatu e a capoeira.

Para o músico Raphael Moraes, o evento será uma forma de proporcionar ao público manauara o conhecimento mais aprofundado sobre o ritmo. “Essa roda vai além de uma simples apresentação musical. Queremos que o público entre na roda com a gente, conheça, cante, dance, toque os instrumentos, participe como quiser. Mais que um evento, será uma celebração da boa música”, salienta Raphael.

“Tem Roda no Palácio” faz parte da agenda cultural e artística do “Programa Espaço Aberto” que ocupa os espaços pertencentes ao Governo do Estado do Amazonas, e que são administrados pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close