Projeto Gente Grande: Sejusc realiza formatura de 28 adolescentes do Sistema Socioeducativo

A capacitação dos socioeducandos passa por quatro esferas: pedagógica, pessoal, tecnológica e profissional

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, na tarde de quinta-feira (02/12), no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), no bairro Dom Pedro, a cerimônia de formatura de 28 adolescentes do Sistema Socioeducativo do Estado. A iniciativa é voltada para os socioeducandos que fizeram parte do projeto Gente Grande, durante os anos de 2020 e 2021, com carga horária de 100h.

Coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc (Sedca), em parceria desde 2020 com a entidade beneficente “O Pequeno Nazareno”, o projeto Gente Grande tem o objetivo de desenvolver um papel fundamental na garantia de direitos da criança e adolescente. O projeto colabora para profissionalizar aqueles que cumprem medida socioeducativa, através de um plano de execução formado por quatro ciclos de estudo, com atividades de capacitação, inclusão e cidadania.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, falou da importância desse projeto, destacando os trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Amazonas em favor das crianças e adolescentes.

“Hoje é um dia muito especial para todos que fazem parte do projeto que veio para contribuir com o desenvolvimento dos socioeducandos. O governador Wilson Lima vem realizando um ótimo trabalho para melhorar a vida das pessoas que cumprem medidas socioeducativas. É um projeto de inclusão, de cidadania, que só tem a acrescentar na nossa sociedade”, disse a secretária.

De acordo com o secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), Emerson Lima, a capacitação dos socioeducandos passa por quatro esferas, sendo pedagógica, pessoal, tecnológica e profissional, em cursos de piscicultura, artesanato, informática, entre outros.

Os socioeducandos cumpriram uma carga horária de 100h de capacitação, para que eles pudessem se qualificar e chegar na sociedade em condições de igualdade. O Governo do Estado está dando essa oportunidade para quando saírem do sistema, eles possam ingressar no mercado de trabalho. Esse projeto é anual e em 2022 estaremos ministrando para todos que quiserem participar”, declarou Emerson.

Formando – O formando Paulo (nome fictício), 17, afirmou que o projeto veio para ajudar da melhor forma os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Coloque

“Esse projeto veio para melhorar nossa vida, e também para nos dar condição para entrar no mercado de trabalho. Eu não gostava de estudar, mas depois de conhecer o projeto, comecei a olhar a vida com outros olhos. Tudo que estudei aqui, caiu na minha entrevista de trabalho e, agora, estou esperando ser chamado. Então, só tenho a agradecer por tudo e pela oportunidade de estar aqui”, disse Henrique.

Importante – O Governo do Estado por meio da Sejusc, criou o programa para atendimento aos egressos do Sistema Socioeducativo, intitulado programa “#conectados”, que está dentro da pasta da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescentes (Sedca). O #conectados objetiva o acompanhamento do adolescente, mesmo após-cumprimento de medida, em questões voltadas à escolarização, profissionalização e empregabilidade.

Por meio do programa, houve a consolidação de parceria com a entidade beneficente “O Pequeno Nazareno” que trabalha para garantir os direitos das crianças e adolescentes não só no Amazonas, mas em várias partes do país. E através dessa união, surgiu o Projeto Gente Grande.

Related Articles

Close