Projeto ‘Caixa Mágica da Literatura’ cria biblioteca ambulante para alunos de Cmei

Facebook
Twitter
WhatsApp

Lançamento do projeto Caixa mágica de Literatura. CMEI. João Aparecido. Fotos Cleomir (15)

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Aparecido, no Parque São Pedro, zona Oeste, realizou, na tarde desta quinta-feira, 13, o lançamento do projeto ‘Caixa Mágica da Literatura’ que irá estimular a leitura e o aprendizado entre os alunos. A ação faz parte do Dia Nacional da Alfabetização, comemorado no dia 14 de novembro. Ao todo, mais de 530 alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental serão beneficiados com o projeto.

O projeto terá um total de 80 livros, com obras da literatura infantil, gibis e de histórias ilustradas. As professoras da escola terão a oportunidade de utilizar o acervo de duas caixas como bibliotecas ambulantes, em sala de aula, ou em qualquer outro ambiente físico da escola.

A instrutora de teatro, do programa Mais Educação, Franciná Lira, que também é poeta e escritora, disse que teve vontade de trabalhar com o projeto para facilitar o acesso aos livros e incentivar o interesse pela leitura. “Os professores vão poder pegar os alunos e fazer leitura com material disponível das caixas. As crianças terão a chance de usar os livros e aprender ainda mais”, comentou.

Ana Letícia Gomes da Silva, de 8 anos, que mora no bairro Nova Esperaça, fez a doação de livros para a escola e contou que ficou feliz pela oportunidade de dividir conhecimentos com outras crianças. “Como já li muitos livros que me animaram, queria dividir minha felicidade com outras pessoas também. Quero então compartilhar minha felicidade com todos, porque abrir um livro é como abrir uma porta para o futuro”, disse.

A professora do Cmei, Maria Domingas Silva, afirma que o projeto será mais um instrumento pedagógico para ajudar as crianças na leitura e em outras atividades escolares. “Esse trabalho já vem sendo feito, porque já trabalhamos com a roda de leitura por meio das músicas, as mesmas que serão usadas no projeto. Temos desenvolvido muito o trabalho de textos, leitura e pesquisa com as crianças. A ideia da biblioteca ambulante é muito boa, porque a leitura é importante para o futuro dos alunos”, salientou.
Na oportunidade, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) fez a doação de 150 gibis “Ianzinho em: banho de gato”, “Ianzinho em: quantidade de peso” e “Ian: Conectados”. O material faz parte do projeto da UEA com a Fapeam, da professora Cleusa Suzana Oliveira de Araújo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS