Programa SOS Vida completa seis anos com maior capacidade de atendimento

Removendo em média 16 mil pacientes por mês, 13 mil acompanhantes em vans, além das oito mil remoções realizadas em suas ambulâncias após a Prefeitura de Manaus entregar no dia 9 de outubro uma nova frota com 17 veículos, o programa Serviço de Transporte Sanitário (SOS Vida) comemora nesta terça-feira (11) seis anos de atividades prestadas à população.
O atendimento é para o transporte de pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas, sem caráter de urgência e emergência, em tratamento continuado e que precisem de consultas ou outros procedimentos em saúde. São usuários em tratamento de quimioterapia, radioterapia, fisioterapia, hemodiálise, pacientes transplantados, com problemas ortopédicos e paraplégicos que necessitam trocar sonda, entre outros casos que são transportados pela Prefeitura de Manaus.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, destaca a importância do serviço, que antes da nova frota entregue pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, atendia 5.325 pacientes cadastrados, realizando em média seis mil remoções por mês. A remoção inclui o transporte do paciente até o local do tratamento e de volta até a residência, junto ao acompanhante quando há necessidade.
Segundo o gerente-geral do Samu, onde o SOS Vida é inserido, o médico Ruy Abrahim, atualmente, o SOS Vida possui duas bases descentralizadas, sendo uma na zona Centro-Sul e outra na zona Centro-Oeste da cidade, com um total de 115 servidores. O agendamento é realizado pelos telefones 3637-7777 ou 0800-092-0192, conforme disponibilidade de vagas.