Programa de Aquisição de Alimentos realiza primeira entrega para entidades beneficentes de 2020

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: Calvin Paixão

NA quinta (30/01) o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo Governo Federal e executado pelo Governo do Amazonas, realizou a primeira entrega em 2020 de alimentos para doação à entidades beneficentes, no estacionamento da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

Foram pouco mais de 11 toneladas de alimentos entregues para quatro entidades que cuidam de jovens, idosos e pessoas especiais na capital do estado. Este feito ocorre por meio da Compra com Doação Simultânea (CDS), que é a aquisição do alimento diretamente com o produtor para em seguida ser doado.

Somente nesta entrega, mil pessoas serão beneficiadas e, de acordo com o coordenador estadual do programa, Tanis Castro, ainda haverá muitas outras entregas ao longo deste ano. “Temos um cronograma que vai até junho deste ano. Somente em Manaus, serão 280 toneladas de alimentos doados, sem contar os municípios do interior, e já temos um edital de chamamento público para continuar com as entregas”, disse o coordenador.

FOTOS: Calvin Paixão

Abóbora de leite, milho, tucumã e maracujá foram repassados às seguintes entidades: Abrigo Monte Salém, Associação Amazonense de Integração de Pais de Deficientes Mentais (Ademe), Desafio Jovem Manaus e Abrigo Moacyr Alves, com um total de recursos de R$ 16.500,00, beneficiando três agricultores familiares. Entre estes está o senhor Francisco Mendonça, que vê o programa como incentivador à produção rural.

“É uma ajuda a mais. Para nós, produtores, é uma maneira de nos incentivar a continuar produzindo, mantendo o cultivo, porque a gente sabe que tem um retorno. Com esse programa, nossos produtos têm um destino além das feiras, e isso ajuda a evitar o desperdício”, afirmou Francisco.

Uma das entidades beneficiadas, a Monte Salém cuida de crianças em risco social. Segundo a nutricionista da instituição, Snalia Barbosa, os alimentos do PAA ajudam no fortalecimento das refeições dadas pelo abrigo.

“Estes alimentos (frutas, verduras) são de grande importância, complementam a refeição deles e se tornam a base de sopas, arroz e demais refeições, por serem enriquecidas em vitaminas e minerais. Esta é a segunda vez que participamos da entrega, e estamos muito felizes de participar e obter estes produtos que vêm diretamente do agricultor para nós. É um alimento bem saudável”, afirma Snalia.

Programa – O PAA é um programa que visa ajudar o produtor rural a comercializar seu produto e, ao mesmo tempo, auxiliar entidades beneficentes, por meio dos alimentos doados, na manutenção de suas ações assistenciais a crianças, jovens e idosos nas mais diversas condições de necessidade. A compra dos alimentos é realizada diretamente com o produtor, sem intermediários.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS