Programa de Aquisição de Alimentos entrega 60 toneladas de alimentos para beneficiar 35 mil pessoas

Nesta quinta-feira (31/10), aconteceu a maior entrega já realizada pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Manaus, na modalidade “Compra Direta da Agricultura Familiar com Doação Simultânea” a 11 entidades socioassistenciais atendidas pelo Mesa Brasil do Sesc, que recebeu 58 toneladas de mamão e melancia e irá beneficiar aproximadamente 35 mil pessoas.

O Amazonas é atualmente o estado brasileiro que mais compra da agricultura familiar e um dos programas que facilita esse processo é o PAA, do Governo Federal, executado pela Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), através de um termo de adesão firmado com o Ministério da Cidadania.

O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Junior, lembrou que o programa existe em função dos produtores rurais. “Os agricultores são fundamentais para garantir a segurança alimentar de pessoas que estão em vulnerabilidade social. Nosso governo tem um grande compromisso com esse programa, pretendendo em breve ajudar os produtores a agregar valor com um programa mais extenso, gerando mais renda para eles e ajudando também essa recepção por parte das entidades”, declarou Petrucio.

Para o coordenador do PAA Amazonas, Tânis Castro, o aumento das entregas se deu pela credibilidade conquistada pelo programa, que passa confiança, tanto para o produtor quanto para as entidades participantes. “É resultado da seriedade na execução do programa, desde o edital até à contratação da compra e o pagamento dos produtores diretamente do Ministério, através de um cartão, e em dias”, afirmou o coordenador.

A diretora-presidente da Sociedade da Casa Doutor Fajardo, Marília Ribeiro, uma das entidades beneficiadas com os alimentos doados, falou da importância do PAA para alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade. “Esse projeto é muito bem vindo. Nós lutamos muito por isso e ver essas entregas acontecendo e poder fazer parte desse momento é como realizar um sonho”, informou Marília.

Só em Manaus, 71 agricultores familiares devem fornecer 280 toneladas de produtos regionais até o fim do edital, em julho de 2020, beneficiando quase 50 mil pessoas.

PAA no Amazonas – O edital do PAA 2019/2020 deve comprar R$ 4 milhões de 616 agricultores familiares para doação a 89 entidades assistenciais de 55 municípios amazonenses, beneficiando 150 mil pessoas.

O evento de entrega oficial foi realizado no galpão do Mesa Brasil, no Sesc da avenida Constantinopla, Campo Elíseos, e contou com a presença do secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Junior, do presidente em exercício do Sistema Fecomércio, Aderson Frota, do secretário Adjunto do Fundo de Promoção Social (FPS), Rafael Carapeba, do presidente da OCB, José Merched Chaar, e da diretora-presidente da Sociedade da Casa Doutor Fajardo, Marília Ribeiro.

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close