Programa Bolsa Universidade supera 12 mil inscrições

Facebook
Twitter
WhatsApp

Mais de 12 mil estudantes da capital já fizeram a inscrição para o novo edital do Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, restando menos de uma semana para o fim do prazo, que se encerra às 23h50 do próximo domingo, 29.

bolsa

Com os números atuais, de acordo com dados da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), o programa chega à marca média de 2,4 mil inscrições diárias feitas pelo Portal do Candidato desde a abertura oficial do processo, no último dia 18 de novembro.

O programa conta, para o ano de 2016, com 8.899 vagas em 11 instituições de Ensino Superior (IES) privadas que aderiram ao programa. São oferecidas bolsas integrais, de 100%, e parciais (75% e 50%) para os estudantes que atenderem aos requisitos previstos em edital – entre eles, o da renda familiar média não ultrapassar R$ 1.182, o equivalente a um salário mínimo e meio. Para o cálculo da renda média, o candidato deve somar os rendimentos de todas as pessoas que moram na mesma residência e dividir pela quantidade de pessoas.

Além disso, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, residente em Manaus, não estar matriculado em universidades públicas e nem desfrutar de outras modalidades de programas de graduação mantido pelo Poder Público ou pela iniciativa privada. Todos os requisitos previstos no edital são tanto classificatórios quanto eliminatórios.

Prazos

O processo de inscrição, que segue até o dia 29 de novembro, é feito exclusivamente pela Internet. Após esta etapa, a prefeitura fará a análise dos dados e prevê, para o dia 2 de dezembro, a divulgação oficial do resultado da primeira chamada do programa. A fase de recursos – em que candidatos eventualmente desclassificados podem recorrer – inicia no dia 3, encerrando-se em 4 de dezembro. Já a entrega dos documentos dos estudantes selecionados na primeira chamada acontece na sede da Espi, entre os dias 9 e 11 de dezembro, totalizando três dias de processo.

Participam do PBU 2016 o Centro Universitário do Norte (Uninorte), Universidade Nilton Lins, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Faculdade Boas Novas (FBN), Faculdade La Salle, Faculdade do Amazonas (IAES), IES Materdei, Faculdade Martha Falcão DeVry e a Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) – unidades Centro e Leste.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS