Profissionais de UBS são capacitados em atendimento de Suporte Básico à Vida

Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Figlioulo, no conjunto Viver Melhor, bairro Santa Etelvina, zona Norte, participaram de uma capacitação em Ações de Suporte à Vida, oferecida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192). A programação foi no Laboratório de Habilidades do Samu, instalado na Bola da Suframa, com orientações teóricas e práticas.

Fotos: Rodemarques Abreu
Fotos: Rodemarques Abreu

 O Suporte Básico à Vida é o atendimento prestado a uma vítima de mal súbito ou trauma, na tentativa de manter os sinais vitais e preservar a vida da pessoa, além de evitar o agravamento das lesões existentes, até que a equipe especializada possa transportá-la ao hospital e oferecer um tratamento definitivo.

A capacitação foi direcionada a profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, abordando questões como o protocolo de atendimento à parada cardiorrespiratória, ressucitação cardiopulmonar, indicação e uso do aparelho desfibrilador, medicações usadas na reanimação cardiopulmonar e manobras de desobstrução de vias aéreas por corpo estranho, que precisam ser realizadas no caso de engasgo.

A UBS José Figliuolo tem capacidade para atender até 18 mil pessoas/mês, contando com equipe de três médicos, três enfermeiros, dois cirurgiões-dentistas, dois assistentes sociais, farmacêutico, assistente em Saúde Bucal, técnico de enfermagem, técnico de patologia e assistente administrativo.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close