Principal compromisso de Roberto Cidade na Saúde, UPAs 24 horas vão desafogar atendimento de urgência e emergência

Facebook
Twitter
WhatsApp

Serão 12 unidades com consultas, remédios e exames num só lugar, ajudando a reduzir filas nos hospitais e agilizando atendimento de casos menos graves.

Roberto Cidade, pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo União Brasil, assume o compromisso de colocar em funcionamento 12 UPAs 24 horas em todas as regiões de Manaus.

Serão quatro na Zona Norte (Nova Cidade, Terra Nova, Monte das Oliveiras e Cidade Nova), duas na Zona Leste (Gilberto Mestrinho e Jorge Teixeira), três na Zona Sul (Morro da Liberdade, Petrópolis e Cachoeirinha), uma na Zona Oeste (Compensa), uma na Zona Centro Oeste (Alvorada) e uma na Zona Centro Sul (Parque Dez). Todas as unidades terão consultas, remédios e exames num só lugar, ajudando a reduzir filas nos hospitais e a espera por exames.

Em média, 70% dos atendimentos de emergência em Manaus são de pacientes sem gravidade, que poderiam ser encaminhados para essas unidades municipais – se elas existissem. Foi o caso de 127 mil pacientes que, de janeiro a julho deste ano, buscaram atendimento nos hospitais 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Bezerra (para adultos); e aos hospitais infantis das Zonas Leste, Sul e Oeste, segundo o mais recente balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM). Todas essas unidades, é importante reforçar, são geridas pelo Estado.

O balanço da SES-AM também aponta que casos como dor de garganta e de estômago, gripe e resfriado, pequenas suturas e medicação injetável, controle da pressão arterial e da glicemia, que deveriam ser tratadas e acompanhadas nas unidades básicas, acabam sendo atendidos em hospitais. No caso dos exames, alguns pacientes esperam há meses por autorização e marcação.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS