“Princesinha Do Alto Solimões”: Município de Amaturá

Amaturá é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Sudoeste Amazonense e Microrregião do Alto Solimões, localiza-se a oeste de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 1.072 quilômetros. Ocupa uma área de 4 758,821 km²[2] e sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, era de 11 242 habitantes,[3] o que faz deste o quinquagésimo oitavo município mais populoso do estado do Amazonas e o menos populoso de sua microrregião.

História

Amaturá possui sua história ligada ao município de Jutaí e São Paulo de Olivença pois emancipou-se do mesmo em 1987.

De acordo com historiadores locais, o nome ‘Amaturá’ provem da linguagem local onde índios, principalmente das etnias Cocama e Cambeba, chamavam um antigo cesto utilizado para carregar várias coisas, de Aturá, posteriormente a pronuncia foi modificada para Amaturá, segundo conta o Frei da ordem dos Capuchinhos Menores Henrique Sampalmiere em seu livro “Os Segredos da Selva”.

Bairros

A área urbana do município de Amaturá divide-se em 3 principais bairros: Centro, Santa Etelvina e São Francisco. Há diversas comunidades rurais no município, entre comunidades ribeirinhas e povoados.

 

Close