Presidente do TCE-AM participa de encerramento do curso de formação dos defensores públicos estaduais

Os 15 defensores públicos recém-empossados pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) encerraram o ciclo de formação em uma roda de conversa com o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro.

O evento contou com a participação do defensor público-geral, Ricardo Queiroz, e do diretor da Escola Superior da DPE-AM, Rafael Vinheiro Barbosa.

“Tivemos a oportunidade de conversar sobre temas de interesse comum entre o Tribunal e a Defensoria, duas instituições essenciais à sociedade, cada uma na sua área de atuação. Creio que tivemos uma oportunidade ótima para discutir essas questões”, afirmou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro.

“As instituições são independentes, mas precisam construir pontes, parcerias, para se levar um serviço de mais qualidade. O presidente do TCE pôde colocar um pouco da experiência e das possíveis parcerias que os defensores podem fazer com o próprio Tribunal”, destacou o defensor-geral, Ricardo Queiroz.

“A nossa missão é buscar as melhores mentes para o curso iluminar nossos novos defensores. Quando pensamos em encerramento, lembramos do presidente Érico, que além de ser o representante maior do TCE, tem uma vida acadêmico muito conhecida. Foi uma ótima oportunidade para os defensores conhecerem
alguém altamente capacitado”, afirmou o diretor da Escola Superior da DPE-AM, Rafael Vinheiro Barbosa.

A roda de conversa deu fim a um ciclo de aulas, de duas semanas, em que os defensores públicos precisam passar para o exercício da função. Na oportunidade, o presidente da Corte de Contas compartilhou experiências que envolvem o Tribunal e a carreira no direito.

Dentre os temas abordados, o presidente Érico Desterro destacou a posição constitucional dos Tribunais de Contas, a responsabilidade do defensor público estar próximo do cidadão, e a necessidade de documentar as atividades realizadas, sobretudo no interior do estado, para uma prestação de contas de qualidade.

Machado Edson

REDAÇÃO PORTALDOAMAZONAS.COM (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close