Presidente da CMM Wilker Barreto recebe Indígenas que pedem suspensão da reintegração de posse

Representantes da comunidade indígena Nações Unidas, localizada no bairro Tarumã, zona Centro-Oeste de Manaus, foram recebidos, na manhã desta quarta-feira (22), pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS). No encontro, os indígenas que estão acampados há dez dias em frente à sede da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, zona Oeste, pediram ajuda do Poder Legislativo Municipal para intermediar um diálogo com a administração municipal visando a suspensão da reintegração de posse da área que o grupo ocupa há mais de quatro anos.

CMM

O coordenador regional da Funai em Manaus, Edivaldo Oliveira, explicou ao presidente Wilker que todos os esforços junto à Justiça Federal para suspender a decisão já foram tomados, mas foram negados. “Gostaríamos de obter um prazo maior até que a Prefeitura nos ajude a encontrar uma solução para essas famílias. As crianças estão matriculadas nas escolas municipais instaladas nas proximidades da comunidade e a Prefeitura já levou vários serviços sociais para lá. Como pode uma questão de invasão de área verde se sobrepor a tudo isso?”, questionou o coordenador.

CMM

Wilker explicou que, como a questão é judicial e está na esfera federal, a Câmara Municipal não teria poder de atuação, somente poderia intervir de forma administrativa. “Vou aguardar que vocês nos encaminhem essa demanda de forma oficial para que possamos intermediar junto às secretarias da Prefeitura como a área da Habitação e a própria Procuradoria Geral do Município. Qualquer coisa que formos fazer teremos primeiro que ouvir a Justiça”, disse Wilker aos indígenas.

Após o encontro, o representante da Funai informou que apresentará à CMM, o mais breve possível, um relato de toda a história da comunidade bem como os entraves enfrentados junto ao Ministério Público e Justiça com o objetivo de garantir a permanência dos indígenas no terreno.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close