Prêmio prefeito empreendedor leva Arthur a conhecer projetos em Londres

Facebook
Twitter
WhatsApp

Vencedor do ‘8º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esteve na Inglaterra nesta semana para conhecer políticas de valorização do empreendedorismo e experiências comunitárias bem-sucedidas de apoio aos pequenos negócios.

Embaixador, Sebrae e Prefeito

Acompanhado de outros premiados do Brasil, o prefeito compartilhou com os participantes e ingleses da administração pública londrina o projeto ‘Galerias Populares’, que retirou os camelôs das ruas de Manaus e os transformou em microempreendedores com lojas próprias, iniciativa responsável pelo prêmio no ano passado.

“Este prêmio é de grande importância para Manaus, porque é um programa pioneiro no Brasil. O reconhecimento do Sebrae, e agora mundial, mostra que estamos no caminho certo. Não foi simplesmente transferir os camelôs das ruas para outros locais. Nós construímos duas galerias e um shopping está em construção. Agora os trabalhadores são empresários formalizados e ajudam a economia a girar. Além disso, fizemos um bem ao Centro Histórico, que tem grande demanda turística e agora fica mais bonito”, afirmou o prefeito.

O projeto foi bastante elogiado pelos servidores londrinos e ganhou menção especial do embaixador brasileiro na Grã-Bretanha, Eduardo Santos, que afirmou ser uma boa ideia para ser implantada em outras cidades do mundo que sofrem com a mesma situação. “Em 2014, a Federação de Pequenas Empresas do Reino Unido estimava que cerca de 99,9% das 5,2 milhões de empresas privadas do País são pequenas e médias. São responsáveis por 60% do nível do emprego do setor privado e têm faturamento de £1,6 trilhão. Portanto, achamos interessante que sempre incentivem os pequenos”, disse o embaixador.

Durante a viagem a Londres, custeada inteiramente pelo Sebrae, o prefeito conheceu Brixton, bairro onde são desenvolvidos projetos comunitários de desenvolvimento sustentável. Exemplos disso são os programas ‘Cidades em Transição’, responsável por tornar a área mais resistente às mudanças climáticas, e o ‘Brixton Energy’, que produz energia consumida por meio de painéis solares, uma alternativa de energia limpa a baixo custo.

A comitiva ainda visitou a cidade inglesa de Bristol, considerada por jornalistas europeus como a cidade do futuro na Europa, por ser referência em inovação e empreendedorismo. Além do prefeito de Manaus, também integraram a comitiva o prefeito de Humaitá, José Cidenei Lobo, a prefeita de Novo Airão, Lindinalva Ferreira, e o prefeito de Maués, Raimundo Carlos Goes. Arthur Neto retorna ao Brasil ainda nesta quarta-feira.

No início de 2013, as ruas do Centro estavam tomadas pelo comércio irregular. Após sucessivas reuniões com os camelôs, a Prefeitura de Manaus criou o projeto ‘Galerias Populares’. Hoje, 1.351 trabalhadores já beneficiados. Parte deles foi realocada definitivamente nas galerias dos Remédios e Espírito Santo, construídas pela Prefeitura de Manaus. Outros 350 ainda serão instalados na segunda e terceira etapas da Galeria dos Remédios e 750 levados para o Shopping T4, com obras em andamento na zona Leste da cidade.

“Transfiro este prêmio aos manauaras e principalmente aos camelôs, pois sem eles não conseguiríamos começar este projeto de resgate do nosso Centro Histórico. Certamente os turistas ficarão muito satisfeitos quando forem a Manaus. Estamos reconquistando a beleza daquela área palmo a palmo”, encerrou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS