Prefeitura realiza reunião de posse de conselheiros das Áreas de Proteção Ambiental Tarumã-Ponta Negra e Sauim de Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Taianna Castro / Semmasclima

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realizou, nesta terça-feira, 29/4, a reunião de posse dos membros dos conselhos deliberativos das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Tarumã-Ponta Negra e Sauim de Manaus. O evento aconteceu no auditório da Semmasclima, localizada no bairro Vila da Prata, zona Oeste.

As Unidades de Conservação municipais têm a função de proteger os ecossistemas de áreas importantes da cidade e seus conselhos contribuem com a gestão delas.

“É uma determinação do prefeito David Almeida protegermos o patrimônio ambiental de Manaus. Por isso, retomamos as reuniões dos conselhos gestores destas duas importantes Áreas de Proteção Ambiental”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima, Fransuá Matos.

No evento de posse dos conselheiros, estiveram presentes os procuradores de Meio Ambiente da Procuradoria-Geral do Município de Manaus (PGM), Fernanda Bohm, e da Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas, José Gebran Chad.

“A tarefa de proteção ao meio ambiente é, de fato, de difícil execução. Instituir o plano de manejo é uma importante tarefa que todos aqui têm. É possível conciliar desenvolvimento com a proteção do meio ambiente”, enfatizou o procurador José Gebran.

As reuniões dos conselhos gestores foram retomadas neste ano, para fortalecer a gestão das duas áreas de proteção ambiental. Um dos objetivos dos conselhos gestores é aproximar ainda mais a população e o poder público.

“Eu acredito que será feito um lindo trabalho nestes conselhos. Parabenizo o secretário Fransuá que em tão pouco tempo à frente da gestão da secretaria já viabilizou a retomada das reuniões”, afirmou a procuradora de Meio Ambiente da Procuradoria-Geral do Município de Manaus (PGM), Fernanda Bohm.

Fotos – Taianna Castro / Semmasclima

APA Sauim de Manaus

A Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim de Manaus tem o objetivo de fortalecer-se como uma área de preservação da espécie ameaçada Saguinus bicolor, conhecida como sauim-de-coleira. É uma área que se estende entre as zonas Norte e Centro-Sul de Manaus, inserida nos bairros Parque 10 de Novembro, Novo Aleixo, Cidade Nova, Nova Cidade e Cidade de Deus.

O Conselho Deliberativo da APA Sauim de Manaus é composto pelas instituições governamentais: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc); pelas instituições de ensino e pesquisa: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pelas associações: Associação Pequeno Girassol, Instituto Igapó e Instituto Restaurar.

A presidente do Instituto Restaurar e conselheira da APA Sauim de Manaus, Elisangela Guimarães, destaca a relevância do conselho para a gestão da área: “Precisamos preservar e conservar o meio ambiente. Por isso, já realizamos ações junto às crianças, jovens e adultos com os quais trabalhamos no instituto, que fica no Campos Sales e faz parte da APA Tarumã-Ponta Negra”, afirmou.

APA Tarumã-Ponta Negra

A Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra possui 23 mil hectares ligando as zonas urbana e rural de Manaus, tendo como principal corpo de água o Rio Tarumã-açu. O Conselo Consultivo da APA Tarumã-Ponta Negra é composto por 12 representantes das seguintes instituições governamentais, comunidades e instituições de ensino e pesquisa: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), comunidade Senador Jeferson Peres, Nova Esperança, Parque das Tribos, Coletivo Todos Pelo Gigante, Comitê da Bacia Hidrográfica do Tarumã-açu, Vinci Airports e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS