Prefeitura realiza jornada pedagógica da rede municipal de ensino

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza a partir desta segunda-feira, 2, a jornada pedagógica para professores das escolas nas zonas urbana e ribeirinha. A jornada estabelece metas para a melhoria do processo da aprendizagem em todas as modalidades de ensino e visa alcançar bons resultados na Prova Brasil deste ano.
O encontro vai até esta quinta-feira, 5, e mobiliza todos os educadores da rede de ensino, entre professores, pedagogos, além dos assessores do Instituto Aquila e das setes Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed.
De acordo com a diretora do departamento de gestão educacional da Semed, Marcionilia Bessa, a reunião é a oportunidade de reunir os educadores para a elaboração do planejamento para novas metas e melhoria no ensino do município.

LS - 02-02-15 - Jornada pedagógica Rita de Cassia (4)
“Esse é um momento em que os educadores estão preparando o ano letivo. Nesse período da jornada, eles vão realizar planejamento pedagógico anual escolar e as escolas vão desenvolver quais as metas que precisam alcançar. De posse dos resultados do ano passado, as escolas vão elaborar as metas para esse ano. Nós teremos a aplicação da Prova Brasil, provavelmente para novembro, e pretendemos ficar entre as dez escolas do País”, disse.
Com a participação de 66 educadores, a Escola Municipal Ignês de Vasconcelos, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, começou a elaborar seu planejamento. Segundo o diretor, Marcos Braga, o primeiro dia contou com a palestra de uma consultora do Instituto Aquila, que abordou a importância da Gestão Integrada da Escola Avançada (Gide-Avançada), mas também foram discutidos outros temas pertinentes à unidade de ensino.
“Esse ano, a Semed fez uma metodologia a nosso ver muito correta, que é a jornada pedagógica. Nós vamos ficar o dia todo falando, explicando e refletindo sobre o contexto educacional e no final do dia, a escola terá um plano de ação. O objetivo desse plano é sanar os problemas, conseguir a melhoria da qualidade de ensino e avanço nos índices do Ideb”, comentou.
A Escola Municipal Rita de Cássia, localizada no Novo Israel, zona Norte, conta com 12 professores até quinta-feira, na jornada pedagógica. Para a professora do 2º e 4º anos, Carla Fonseca, o encontro é uma boa oportunidade para interagir com seus colegas e a direção da escola sobre o trabalho no ano letivo.
“Esse encontro é de suma importância para preparar os alunos melhor para os índices educacionais desse ano. A gente traça os objetivos, e, no decorrer do ano, vai trabalhar para conseguir isso. Ainda teremos a Prova Brasil, onde vamos fazer mais atividades com os alunos, já que agora, terá um professor específico na disciplina de ciências”, informou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS