Prefeitura realiza implantação do serviço de Qualidade de Vida no Trabalho no Samu

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Elienai Emanuel / Semsa

Prefeitura de Manaus realizou a implantação do serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), na manhã desta sexta-feira, 21/10, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para beneficiar os servidores com práticas de promoção à saúde, valorização, segurança e medicina do trabalho. O serviço foi implantado pela Divisão de Qualidade de Vida do Trabalho, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, contou que os servidores precisam desse acolhimento, principalmente nesse período de pandemia da Covid-19, e o Samu tem essa urgência por conta das situações enfrentadas nas ruas, na rotina do trabalho, que muitas vezes trazem riscos para o próprio trabalhador.

“A gente entende que a qualidade de vida do servidor impacta diretamente no alcance das metas e na prestação do serviço com qualidade, e a gestão preocupada com isso está estendendo esse serviço ao Samu, pois o mesmo já estava implantado na sede, e vamos cada vez mais ampliar e fortalecer essa medida nas demais unidades da secretaria”, disse.

Neste ano, o serviço ainda deve ser implantado na Maternidade Moura Tapajós (MMT). A Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da Semsa tem como meta implantar sete serviços de QVT até 2025, contemplando os Distritos de Saúde (Disa) e contribuindo para o bem-estar institucional.

Benefícios

A chefe da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho, Dora Lúcia Guedes Cardoso, informou que as ações de QVT no Samu iniciaram em 2021, quando foram realizadas visitas as 12 bases, totalizando 38 visitas, contemplando 368 servidores.

“A adesão dos servidores e demais trabalhadores das bases foi muito satisfatória. Oferecemos dinâmicas, ginástica laboral e relaxamento, além de rodas de conversa para ouvir os colegas e analisar as condições de trabalho, as relações socioprofissionais, a organização do trabalho, e as condições de saúde individual”, contou Dora.

De acordo com Dora, as atividades proporcionam repercussões imediatas na qualidade de vida dos servidores, no melhor direcionamento de conflitos, encaminhamento das tarefas laborais, no bem-estar do ambiente de trabalho, entre outros benefícios.

A diretora do Samu Manaus, Elen Assunção, destacou que essas ações também irão alcançar os profissionais do SOS Vida, somando cerca de 1,1 mil servidores beneficiados. “Esse serviço vai resultar em uma melhor condição de trabalho para esses servidores, que atendem a população com êxito e qualidade, e melhorando a qualidade de vida dos mesmos, com certeza daremos uma resposta melhor no atendimento nas ruas”, pontuou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS