Prefeitura realiza ação conjunta na zona Leste de Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Valdo Leão / Semulsp

 

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), com o apoio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realizou nesta quarta-feira, 26/10, uma ação de limpeza e ordenamento urbano de vias na zona Leste, com intuito de organizar a cidade e deixar os locais revitalizados. Ao todo, 800 garis realizaram as atividades de capinação, poda, varrição, raspagem e pintura de meio-fio.

O ponto de partida foi a bola do Produtor, onde ficou concentrado todos os trabalhadores e de lá saíram para locais estratégicos, como na rua do Fuxico, avenida Itaúba, avenida Camapuã, rua Autaz Mirim. Para não atrapalhar o trânsito, foi desenvolvido um formato de execução, onde todo lixo foi recolhido em grandes montes, facilitando a retirada e diminuindo o tempo de remoção do mesmo.

O secretário da pasta, Sabá Reis, acompanhou de perto toda a movimentação, orientado e auxiliando na limpeza das vias, onde os serviços aconteceram. “O mesmo tratamento que é dado a locais como Ponta Negra, também é dado aos demais bairros. É assim que o prefeito David Almeida nos orienta a trabalhar”, ressaltou o secretário.

Sabá também comentou que os trabalhos tiveram início nesta quarta-feira, mas só irão parar quando tudo estiver pronto, do jeito que a população merece. “É reconfortante executar este trabalho, é um prazer para todos nós”, salientou.

A Semulsp também atua em outros pontos, como nas orlas da cidade, limpando rios e igarapés, e em todos os cemitérios, seis urbanos e quatro rurais, que estão sendo preparados para o dia 2/11, data em que se comemora o Dia dos Finados.

Ação Conjunta

Atuando de forma integrada para devolver espaços urbanos ocupados indevidamente, visando a segurança e o bem-estar da população, equipes de fiscalização do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) realizaram orientação a comerciantes e ocupantes de áreas públicas no canteiro central da avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira.

Entre as medidas que serão implementadas no local estão a retirada das construções realizadas ao longo do canteiro central e nas calçadas, liberando o acesso dos pedestres.

Segundo o vice-presidente do instituto, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, a intervenção visa devolver ao espaço uma ordem mínima urbana, aplicando a política de uso adequado das áreas públicas, que acabam sendo indevidamente ocupadas.

“Calçadas e canteiros centrais estão sistematicamente sendo invadidos para atividades comerciais, impedindo a livre circulação das pessoas e tirando um pouco da qualidade urbana da cidade. Inicialmente estamos orientando para que as obstruções sejam retiradas, liberando o tecido urbano para todos”, comentou.

As ocupações irregulares em canteiros centrais não são passíveis de regularização. “Quanto ao canteiro central, é importante frisar que ele é um elemento do sistema viário e que atrair pessoas para comércios instalados, dependendo se a via for movimentada, uma coletora ou tiver tráfego intenso, pode representar um risco para quem faz a travessia”, completou Claudemir Andrade.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS