A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 26/11, uma ação de abordagem e sensibilização na feira da Aparecida, na zona Centro-Sul, em alusão aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
Durante a ação, a equipe da “Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres”, distribuiu materiais informativos sobre os serviços de apoio disponíveis para mulheres que se encontram em situação de violência ou vulnerabilidade social, como assistência psicológica e jurídica.
“A feira da Aparecida é um local de grande movimentação e oferece uma oportunidade única para alcançarmos um número significativo de pessoas. Queremos que essas mulheres saibam que não estão sozinhas e que existem recursos disponíveis para ajudá-las”, explicou a coordenadora do equipamento, Gessilvia Lima.
Para a feirante Renata Sombra, ações como essa são essenciais em um contexto onde a violência contra a mulher ainda persiste como um problema social agravado pela desinformação.
“Essa mobilização é muito importante, pois muitas mulheres hoje em dia vivem aprisionadas, sem poder falar para alguém sobre os abusos que estão sofrendo. Muitas delas vivem uma dependência emocional de seus parceiros íntimos e acabam caindo em uma depressão. Por isso, iniciativas como essa, que promovem o acesso a recursos de apoio, se tornam cada vez mais essenciais”, concluiu.