Prefeitura lança programação para a Semana de combate aos acidentes de trânsito

Salvar vinte vidas no trânsito, a cada ano, até 2020 foi o desafio lançado na segunda-feira, 21, durante a abertura da 2ª Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito, com o tema “Sua atitude muda o trânsito e salva vidas”. A meta foi divulgada na Unidade Básica de Saúde Nilton Lins, zona Centro-Sul, local escolhido pela Prefeitura de Manaus para divulgar a programação que será desenvolvida por várias instituições do estado e município, envolvidas nas atividades que buscam a redução de acidentes de trânsito.

lan

Fotos: Alex Pazuello

O prefeito Arthur  Virgílio Neto fez o lançamento do evento e destacou que a data foi criada para lembrar o acidente de trânsito na Avenida Djalma Batista há dois anos, entre um caminhão e um micro-ônibus, que resultou na morte de 16 pessoas.

“Os acidentes de trânsito provocam um aumento nos gastos nas redes estadual e municipal de saúde. Por isso, precisamos de uma ação conjunta para fazer um trabalho pedagógico, de intervenção, a fim de  atingir a consciência de condutores e pedestres. Queremos ter a melhor resposta possível que resulte em mais segurança no trânsito”, destacou.

De acordo com as estatísticas do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) o comparativo de acidentes de trânsito fatais apresentou uma redução de 5,98 entre os anos de 2014, com 251 mortes, e em 2015, com registro de  236 óbitos no trânsito.

“O ideal seria não haver mortes no trânsito. Por isso vamos continuar com o trabalho para reduzir ainda mais esses índices”, acentuou o prefeito, ressaltando que as atividades vão atingir diretamente todas as pessoas para alertar que “ um veículo não é uma arma de guerra”.

Plano

Na abertura do evento foi lançada a versão prévia do Plano Intersetorial de Segurança Viária para Manaus, com a convocação de gestores do Estado e do Município para, juntos, implementar ações de combate às mortes no trânsito e atingir e meta de chegar em 2020 com o registro máximo de 136 casos de mortes no trânsito de Manaus.

As propostas para a elaboração do Plano vêm sendo discutidas por um grupo de trabalho criado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus. As reuniões foram realizadas nos dias 22 de fevereiro e 17 de março na Secretaria Estadual de Administração (SEAD).

O documento elaborado até o momento tem como base estudos e dados que vem sendo formulados no âmbito do Programa Vida no Trânsito, criado pelo Ministério da Saúde, coordenado em Manaus pela Secretaria Municipal de Saúde. A formulação das propostas também tem o acompanhamento do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, presidido pelo Manaustrans. Após a conclusão, o Plano irá subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito e norteará a meta pretendida.

Para o diretor presidente do Manaustrans,  Eudes Menezes Albuquerque, a iniciativa da Prefeitura de Manaus em lançar a Semana e o Plano cumpre um importante papel na luta por  um trânsito mais seguro e mais humano. “Entendemos que cada esforço para melhorar o trânsito é de suma importância por diversos fatores, principalmente quando conseguimos reduzir o número de vítimas de trânsito. A Semana Municipal é um símbolo dessa luta. Além disso, destacamos a elaboração do Plano como um grande marco para todos. A cooperação e o trabalho mútuo entre importantes secretarias garantem maior alcance e mais resultados da campanha, isso é muito bom para toda a população de Manaus”, explicou.

Para a subsecretária municipal de saúde, Lubélia Sá Freire, com esse movimento e a campanha a ideia é impactar positivamente na diminuição dos acidentes de trânsito, principalmente, os que atingem os pedestres e motociclistas. “Hoje, estes atendimentos oneram muito o serviço público de saúde, com a permanência de pessoas nos hospitais por longo tempo e, além do mais, atingem a saúde psicossocial da comunidade familiar por conta dos óbitos que deixam famílias órfãs e debilitadas”, lamentou Freire.

Outras Atividades

Nesta segunda-feira, além do lançamento do Plano, a programação da Semana Municipal foram realizadas abordagens em cinco Unidades Básicas de Saúde do município com a distribuição simultânea de informações para pacientes e servidores sobre atitudes que promovem a segurança no trânsito.  Também foram realizadas ações nas faixas de pedestres em vias movimentadas para alertar sobre o respeito na travessia. Outra ação desenvolvida nesta segunda-feira, 21, foi a Operação Calçada Limpa, com a atuação dos agentes de trânsito para desobstruir o passeio e garantir a circulação de pedestres.

Nesta terça-feira, 22, a programação da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito, haverá formação de turma do Projeto Condutor Consciente; realização da Operação Calçada Livre nas ruas do centro da cidade; presença de agentes de trânsito nas áreas com travessia de pedestres para resguardar o respeito às faixas.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com
Close