Nos 100 primeiros dias da segunda gestão do prefeito David Almeida, Manaus modernizou a administração municipal, promoveu ainda mais transparência e valorizou os servidores. Entre os marcos estão o lançamento do aplicativo “Manaus Atende Digital” e do “Alvará da Construção Civil Mais Fácil”, que facilitam o acesso da população aos serviços públicos e também a recomposição salarial e a unificação das datas-bases das categorias da administração direta e indireta.
“A excelência administrativa é uma busca constante da nossa gestão. Queremos que o cidadão tenha mais agilidade e praticidade ao acessar os serviços da prefeitura, para isso buscamos criar novas plataformas e serviços on-line, para que Manaus se torne verdadeiramente uma cidade digital”, afirmou o prefeito David Almeida.
O aplicativo “Manaus Atende Digital” foi idealizado pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Inovação (Semef) com uma nova ferramenta permitindo à população acesso a serviços públicos na palma de sua mão, especialmente em dois serviços essenciais: pagamento de tributos municipais e a adesão ao IPTU Digital, com o segundo oferecendo desconto de 2% na fatura.
Com o IPTU Digital, a emissão de carnês será reduzida, com o aplicativo sendo uma iniciativa sustentável. “Estamos saindo da era analógica e entrando na era digital, promovendo não apenas uma revolução tecnológica, mas também ambiental, ao reduzir significativamente o uso de papel”, destacou o secretário da Semef, Clécio Freire.
O “Alvará de Construção Mais Fácil”, sistema inovador desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), moderniza o processo de licenciamento urbano na cidade. O sistema é inteiramente digital e autodeclaratório, oferecendo taxas reduzidas e emissão em até duas horas, para construções de baixo impacto. O novo processo impacta diretamente 52% dos processos que tramitam no Implurb, atualmente, que levam até 23 dias para serem aprovados.
O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destaca que já está em planejamento a ampliação do sistema. “Com o Alvará de Construção Mais Fácil, obras de até 750 metros quadrados terão agilidade e menos burocracia. E tem mais: já estamos trabalhando para expandir este sistema para todas as obras e empreendimentos de Manaus”, afirmou.
Reajuste salarial
Servidores sob Regime de Direito Administrativo (RDA), Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e órgãos como a Controladoria-Geral do Município (CGM), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a Procuradoria-Geral do Município (PGM), a Manaus Previdência e a Semef receberam nestes 100 primeiros dias da segunda gestão David Almeida a recomposição salarial e a unificação das datas-bases das categorias da administração direta e indireta.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, a unificação das datas-bases traz mais eficiência ao processo de reajuste salarial dos servidores. “Hoje, praticamente cada secretaria tem seu próprio calendário, o que gera discussões frequentes ao longo do ano. Agora, com a padronização, teremos uma única negociação geral, o que otimiza os trâmites administrativos e reduz a burocracia. Apenas os servidores da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) e da Semed (Secretaria Municipal de Educação) terão um calendário diferenciado, com a recomposição prevista para junho”, explicou Rotta.
Nova sede da Ageman e UGPM Energia
Outra ação de valorização dos servidores é a entrega da nova sede da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) em um prédio na avenida Cosme Ferreira, bairro Aleixo, zona Centro-Sul, com área construída de 854,53 metros quadrados. A mudança representa um avanço para o funcionamento das instituições, garantindo um espaço mais moderno, seguro e integrado para os servidores.
“Essa nova estrutura fortalece ainda mais nosso trabalho, garantindo que possamos atuar com mais eficiência e assegurar que as empresas cumpram suas responsabilidades com a população”, explicou o diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira.
Estas inovações reforçam o compromisso da Prefeitura de Manaus com a modernização dos serviços públicos, oferecendo mais praticidade aos cidadãos e consolidando Manaus como uma cidade cada vez mais digital e conectada.